A FORMAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA EM TEMPOS PANDÊMICOS: UM OLHAR A PARTIR DAS SIGNIFICAÇÕES DOS DISCENTES

Palavras-chave: Curso de Pedagogia. Formação de Professores. Pandemia.

Resumo

Este artigo considera a formação do/a pedagogo/a, no contexto brasileiro, durante o enfrentamento dos desafios impostos pela pandemia da Covid-19 e a suspensão das aulas presenciais nas universidades. O estudo analisou a experiência dos licenciandos em Pedagogia da Universidade Federal de Catalão(GO), que responderam ao questionário utilizado como instrumento. O objetivo foi analisar os principais impactos, desafios e perspectivas formativas dos estudantes nesse período de crise política, econômica e sanitária. A partir da análise de conteúdo dos dados, emergiram categorias que versaram sobre a dualidade de projetos formativos, aumento das desigualdades sociais e econômicas, falta de equidade nas relações de gênero e as dificuldades encontradas no processo de ensino-aprendizagem em ambiente virtual.  As análises dos impactos decorrentes da pandemia na formação dos licenciandos, permitiu extrair dados informativos e críticos que contribuíram para o registro histórico do curso, pela defesa do ensino presencial e das universidades públicas.

Biografia do Autor

Priscilla de Andrade Silva Ximenes, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (MG). Atualmente é professora na Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil.

Bruna Rodrigues Cardoso Martins, Universidade Federal de Catalão

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Catalão (2022).

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Publicado
2023-10-25