TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA PANDEMIA: QUAL O RESPALDO PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR REMOTA?

Palavras-chave: Transformação Digital. Política Pública. Educação. Ensino Remoto. EaD.

Resumo

O objetivo foi analisar as políticas educacionais brasileiras de ensino superior que serviram de respaldo legislativo para os desafios da transformação digital do ensino durante a pandemia. Na literatura, foram identificadas quatro categorias que sustentam as mudanças da transformação digital na educação: docentes; alunos; instituições de ensino superior; tecnologias. Essas categorias definidas a partir da literatura serviram para analisar leis, pareceres, portarias e decretos no nível federal sobre a educação à distância. Os resultados mostraram que não havia políticas de educação já estabelecidas no nível federal para cobrir todas as necessidades da educação à distância durante da pandemia. Adicionalmente, pelo imediatismo da pandemia, não houve medidas efetivas de treinamento e preparação promovidas do poder público em tempo para auxiliar nos desafios do ensino à distância. Em decorrência disso, não houve condições suficientes para se cumprir os requisitos fundamentais para a transformação digital efetiva – houve apenas a digitalização das aulas.

Biografia do Autor

Rodson Daniel Campos Ferreira, Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Graduado em História (UNICID) e Direito (UNINOVE). É professor do Ensino Médio.

Julio Carneiro da Cunha, Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Graduado em Administração de Empresas (UNAERP), Ciências Econômica (FEA-RP /USP), Ciências Contábeis (FEA-RP / USP) e Marketing (EACH / USP). Mestre em Administração de Organizações (FEA-RP / USP) e doutor em Administração (FEA / USP). É professor da Universidade Nove de Julho (UNINOVE).

Referências

ALI, W. Online and Remote Learning in Higher Education Institutes: A Necessity in light of COVID-19 Pandemic. Higher Education Studies, v. 10, n. 3, p. 16-25, 2020.
APPENZELLER, S. MENEZES, F. SANTOS, G. Novos Tempos, Novos Desafios: Estratégias para Equidade de Acesso ao Ensino Remoto Emergencial. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 44, supl.1, 2020.
BEZERRA, K. P.; COSTA, K. F. L.; OLIVEIRA, L. C.; FERNANDES, A. C. L.; CARVALHO, F. P. B.; NELSON, I. C. A. S. R. Remote teaching in state public universities: the future that is present. Research, Society and Development, v. 9, n. 9, p.e359, 2020.
DIAS, P. Da e-moderação à mediação colaborativa nas comunidades de aprendizagem. Educação, Formação & Tecnologias, v.1, n. 1, p. 4-10, 2008.
DINH, L. P.; NGUYEN, T. T. Pandemic, social distancing, and social work education: Students’ satisfaction with online education in Vietnam. Social Work Education, v. 39, n. 8, p. 1074-1083, 2020.
FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. Trad. Joice Elias Costa. 3ª ed., Porto Alegre: Artmed, 2009.
GADOTTI, M. Qualidade na educação: uma nova abordagem. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2010.
GOMES, H. Como o Google quer fazer você esquecer do Zoom para videoconferências Publicado em 29 de abril de 2020.
GOULÃO, M. F. The use of Forums and collaborative learning: A study case. Procedia - Social and Behavioral Sciences n. 46, p. 672-677, 2012
HARGREAVES, A. Austerity and inequality; or prosperity for all? Educational policy directions beyond the pandemic. Educational Research for Policy and Practice, 1-8, 2020.
HELDER, R. Como fazer análise documental. Porto: Universidade de Algarve. 2006.
HORLACH, B., DREWS, P., SCHIRMER, I., BÖHMANN, T. Increasing the
agility of IT delivery: five types of bimodal IT organization. In: Hawaii
International Conference on System Sciences, Waikoloa Beach, 2017.
IIVARI, N.; SHARMA, S.; VENTÄ-OLKKONEN, L. Digital transformation of everyday life–How COVID-19 pandemic transformed the basic education of the young generation and why information management research should care?. International Journal of Information Management, v. 55, p. 102183, 2020.
LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
MOREIRA, J. A., HENRIQUES, S., BARROS, D. (2020). Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, 34, 351-364.Palavras-chave: Educação; Políticas Públicas; Transformação Digital; Tecnologia; Ensino
NIEMI, H. M.; KOUSA, P. A Case Study of Students' and Teachers' Perceptions in a Finnish High School during the COVID Pandemic. International Journal of Technology in Education and Science, v. 4, n. 4, p. 352-369, 2020.
NURHAS, I.; ADITYA, B. R.; JACOB, D. W.; PAWLOWSKI, J. M. Understanding the challenges of rapid digital transformation: the case of COVID-19 pandemic in higher education. Behaviour & Information Technology, v. 41, n. 13, p. 2924-2940, 2022.
PANIAGO, M. C. L. Narrativas eclipsadas e ressignificadas de docentes e discentes sobre/na cibercultura. Revista de Educação Pública, v. 25, n. 59, p. 382-395, 2021.
PASSADOR, C. S.; PASSADOR, J. L.; CARNEIRO-DA-CUNHA, J. A. Students’ performance in the public education in the state of São Paulo, Brazil. International Journal of Management in Education, v. 11, n. 2, p. 188-205, 2017.
POKHREL, S.; CHHETRI, R. A literature review on impact of COVID-19 pandemic on teaching and learning. Higher Education for the Future, v. 8, n. 1, p. 133-141, 2021.
RAPANTA, C.; BOTTURI, L.; GOODYEAR, P.; GUÀRDIA, L.; KOOLE, M. Balancing technology, pedagogy and the new normal: Post-pandemic challenges for higher education. Postdigital Science and Education, v. 3, n. 3, p. 715-742, 2021.
RODRIGUES, A. Narrativas digitais, autoria e currículo na formação de professores mediada pelas tecnologias: uma narrativa-tese. 274 f. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.
ROSPIGLIOSI, P. How the coronavirus pandemic may be the discontinuity which makes the difference in the digital transformation of teaching and learning. Interactive Learning Environments, v. 28, n. 4, p. 383-384, 2020.
SALMON, G. E-Moderating. The Key to Teaching and Learning Online. London: Kogan Page, 2000.
SCOTT, W. R. Institutions and organizations. Ideas, interests, and identities. 4ª ed. Thousand Oaks: Sage, 2014.
SÁ-SILVA, J.; ALMEIDA, C. & GUINDANI, J. 2009. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, ano. I, n.I, 2009.
SENO, W. P.; BELHOT, R. V. Delimitando a fronteira para a delimitação de competências para a capacitação de professores de engenharia para o ensino a distância. Gestão & Produção, v. 16, n. 3, p. 502-514, 2009.
SIA, J. K.; ADAMU, A. A. Facing the unknown: pandemic and higher education in Malaysia. Asian Education and Development Studies, v. 10, n. 2, p. 263-275, 2020.
STATISTA. Internet - Demographics & Use. 2021. Disponível em: https://www.statista.com/topics/6241/coronavirus-impact-on-online-usage-in-the-us/ Acesso em: 19 Jan. 2021.
VALENTE, G. S. C.; MORAES, É. B.; SÁNCHEZ, M. C. O.; SOUZA, D. F.; PACHECO, M. C. M. D. O ensino a distância frente às demandas do contexto pandêmico: Reflexões sobre a prática docente. Research, Society and Development, p.9, 2020.
VERHOEF, P. C.; BROEKHUIZEN, T.; BART, Y.; BHATTACHARYA, A.; DONG, J. Q.; FABIAN, N.; HAENLEIN, M. Digital transformation: A multidisciplinary reflection and research agenda. Journal of Business Research, v. 122, p. 889-901, 2021.
VIAL, G. Understanding digital transformation: A review and a research agenda. Journal of Strategic Information Systems, v. 28, n. 2, p. 118- 144, 2019.
ZAWADKA, J.; MIĘKISZ, A.; NOWAKOWSKA, I.; PLEWKO, J.; KOCHAŃSKA, M.; HAMAN, E. Remote learning among students with and without reading difficulties during the initial stages of the COVID-19 pandemic. Education and Information Technologies, v. 26, n. 6, p. 6973-6994, 2021.
Publicado
2024-10-15
Seção
Artigos