O AUMENTO DE INVESTIGAÇÕES SOBRE NEGACIONISMO E PSEUDOCIÊNCIA: CONTRIBUIÇÕES DE UMA REVISÃO INTEGRATIVA DAS PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS ENTRE 1998 E 2022

Palavras-chave: Educação Científica; Pseudociência; Negacionismo; Revisão Integrativa.

Resumo

Com base no volume de notícias, no cenário de pandemia de COVID-19, houve aumento global de “fake news”, fortalecimento da pseudociência e de movimentos negacionistas, bem como a expansão de falta de senso crítico referente ao  pensar criticamente sobre  a origem e veracidade das informações. Sendo seus principais disseminadores, especificamente no Brasil, lideranças políticas e religiosas. Adotou-se a revisão integrativa para evidenciar se os eventos decorrentes da pandemia ampliaram produções científicas sobre negacionismo e pseudociência. Objetivou-se mapear e analisar estas publicações científicas em nove  bases de dados nas línguas: português, inglês e espanhol. Registrou-se aumento de pesquisas nesta temática e que 70,8% das publicações  foram  no período de 2018 a 2022 - mesmo período de aumento de violências ligadas a ações nazistas e antissemitas. A maioria das produções têm sua centralidade nas regiões Sul e Sudeste, na área de Educação e a maioria dos manuscritos utilizou como indexador “negacionismo”.

Referências

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. Editora Mestre Jou. Ed. 2. São Paulo, 2003.
ABUHID, Virginia S.; PAPROCKI, Henrique. A educação científica e o combate ao negacionismo das mudanças climáticas. In: BRUCK, Mozahir S. Dossiê contra o negacionismo da ciência. Belo Horizonte/MG: Editora PUC Minas, 2022.p.176-189. E-book Kindle.
ASANO, Camila L.; VENTURA, Deisy F. L.; AITH, Fernando M. A.; REIS, Rossana R.; RIBEIRO, Tatiana B. (editores). Direitos na pandemia: mapeamento de análise das normas jurídicas de resposta a COVID-19 no Brasil. CEPEDISA. Conectas: direitos humanos. São Paulo, n. 10, 2021, p. 42. Disponível em: Acesso em 09 out. 2022.
BOBBIO, Norberto; MATTEUCCI, Nicola; PASQUINO, Gianfranco. Dicionário de Política. Editora UnB. Ed. 13. v.1. Brasília, 2010.
BOTELHO, Louise L. R.; CUNHA, Cristiano C. A.; MACEDO, Marcelo. O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Revista Gestão e Sociedade. Belo Horizonte, v.5, n. 11, p. 121-136. 2011. Disponível em: Acesso em: 09 out. 2022.
BRUCK, Mozair S.; OLIVEIRA, Marisa C.; DOS-SANTOS, Marcus V. Dossiê contra o negacionismo da ciência: a importância do conhecimento científico. Ed. PUC Minas, Minas Gerais, 2022 (ebook, Kindle).
CANTALICE, Alberto; CAMARÃO, Pedro (orgs.). A luta contra o fascismo. Fundação Perseu Abramo. São Paulo, 2022.
CARVALHO, Agda M. F. Psicologia Sócio-Histórica e formação continuada de professores em serviço: Revisão Integrativa de estudos de 2005 a 2020. 2020. Tese (Doutorado) – Doutorado em Educação: Psicologia da Educação, PUC/SP, São Paulo, 2020. Disponível em: Acesso em: 09 out. 2022.
CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. Ed. Ática, São Paulo, 2000.
DUARTE, André M.; CÉSAR, Maria R. A. Negação da política e negacionismo como política: pandemia e democracia. Educação e Realidade, Curitiba, 2020. Disponível em: Acesso em: 14 nov. 2020.
FERNANDES, Fernando A. Atos Violentos em Manifestações Golpistas acentuam ilegalidade de pedir Golpe. FORUM, Porto Alegre, 2022. Disponível em: Acesso em: 14 nov. 2022.
FERNANDES, Marcos A. O. (org.). Constituição da República Federativa do Brasil. Editora Rideel. Ed. 21. São Paulo, 2015.
GUEDES, Aline. Retorno do Brasil ao Mapa da Fome da ONU preocupa senadores e estudiosos. Agência Senado. Disponível em: Acesso em: 13 nov. 2022.
GUZZO, V.; GUZZO, G. B. O pensamento crítico como ferramenta de defesa intelectual; Conjectura: Filos. Educ., v. 20, n. 1, p. 64-76, Caxias do Sul, 2015. Disponível em: Acesso em: 10 jun. 2022.
JÚNIOR, Oklinger M.; SAMPAIO, Carlos A. C.; KLEBA, Maria E.; SANTOS, Gilberto F. Ecodesenvolvimento e políticas públicas. in: CECCHETTI, Elcio;
JUNQUEIRA, Rogério Diniz. A invenção da “ideologia de gênero”: um projeto reacionário de poder. Letras Livres. Brasília, 2022, p. 312.
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. Companhia Das Letras. Ed. 2. São Paulo, 2020.
MADEIRO, Carlos. Centro de formação do MST em PE tem paredes pichadas com suástica e 'mito'. UOL. Disponível em: Acesso em: 16 nov. 2022.
MARCONDES, M. E. R. Proposições Metodológicas para o ensino de química: oficinas temáticas para a aprendizagem da ciência e o desenvolvimento da cidadania; Em Extensão, v. 7, p. 68, Uberlândia, 2008. Disponível em: Acesso em: 9 jun. 2022.
MARQUES, R.; RAIMUNDO, J. A.; Boletim de conjuntura; ano III, v. 7, n. 20, p. 67-69, Boa Vista, 2021. Disponível em: Acesso em: 09de out. 2022.
OBSERVATÓRIO JUDAICO DOS DIREITOS HUMANOS NO BRASIL. Relatório de Eventos antissemitas e Correlatos no Brasil, 2022.
OLIVEIRA, Lilian B. Territórios e desenvolvimentos contestados: diálogos, resistências e alternativas. Blumenau. Edifurb. 2015, p (125-134).
PILATI, R. Ciência e pseudociência: por que acreditamos naquilo que queremos acreditar; Ed. Contexto. 2018. E-book Kindle.
RIBEIRO, Djamila (GNT). Negacionismo: por que falar que não existe racismo é estratégico? | Mini Saia | Saia Justa, 26 nov. 2020. Disponível em: . Acesso em: 16 nov. 2022.
SAGAN, Carl. O mundo assombrado pelos demônios: a ciência vista como uma vela no escuro. Ed. Schwarcz. São Paulo, 2001.
SANTA CATARINA. Governo do Estado. Secretaria de Estado da Educação. [Proposta Curricular de Santa Catarina: formação integral na educação básica], 2014.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. Editora Cortez. Ed. 5. São Paulo, 2008, p.17.
SENA JUNIOR, Carlos Z. Obscurantismo e anticientificismo no Brasil bolsonariasta: anotações sobre a investida protofascista contra a inteligência e a ciência no Brasil. Cadernos GPOSSHE On-line, v.2, n. Especial, Fortaleza, 2019. Disponível em Acesso em 14 nov. 2022.
TIBURI, Márcia. Como falar com um fascista. Editora Record. Rio de Janeiro, 2015.
VEIGA, Edson; ‘Terraplanismo e movimento antivacina são pensamentos muito parecidos', diz microbiologista: Pensamentos conspiracionistas, fake news e pseudociência precisam ser combatidos, especialmente na pandemia, afirma a bióloga Natalia Pasternak, que neste mês se tornou a primeira brasileira a fazer parte de comitê científico criado por Carl Sagan. G1. 20 out. 2020. Disponível em: Acesso em: 16 nov. 2022.
VIOLA, Eduardo; BASSO, Larissa. O sistema internacional no antropoceno. Revista Brasileira de Ciências Sociais. Brasília, v. 31. n.92, 2016. Disponível em: Acesso em: 13 nov. 2022.
Publicado
2025-11-05