GÊNERO E APRENDIZAGENS NÃO ESCOLARES NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: UMA PEQUENA ETNOGRAFIA

Palavras-chave: Aprendizagem situada. Relações. Gênero. Feminismo. Etnografia.

Resumo

Com as Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos no Ensino Superior (DNEDH) percebe-se a importância da extensão como fomento de práticas de uma educação para os Direitos Humanos. O presente texto é fruto de atividades oferecidas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). A partir de uma pequena etnografia com Duda Dance, uma professora de funk na Rocinha, objetiva-se nesse artigo refletir de que maneira a extensão universitária valora as aprendizagens não escolares. Para isso, buscou-se relatar uma experiência de extensão à luz das DNEDH e sublinhar a mesma como instrumento para a valoração de aprendizagens que se desenham em outros espaços sociais. Conclui-se que a presente vivência deu condições de elaborações teóricas em relação às categorias de educação e gênero, onde para as primeiras pensou-se sobre socialidade, ofício e aprendizagem situada, e para as segundas elaborou-se sobre “união feminina” e as ambiguidades de gênero.

Biografia do Autor

Natália de Melo Oliveira, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO). Mestra em Direitos Humanos pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Mylene Mizrahi, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/Rio)

Doutora em Antropologia Cultural pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutorado em Antropologia pela University College London (UCL). Mestra em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Referências

BRASIL. Resolução nº 1, de 30 de maio de 2012. Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. Brasília: DF, 2012.

BUTLER, Judith. Corpos que importam. São Paulo: n-1 edições; Crocodilo edições, 2019.

LAVE, J. Cognition in practice. Cambridge: Cambridge University Press, 1988.

LAVE, J. e WENGER, E. Situated Learning: Legitimate Peripherical Participation. New York: Cambridge University Press, 1991.

LAVE, Jean. Aprendizagem como/na prática. Horizontes Antropológicos, v. 21, p. 37-47, 2015.

MILLER, Daniel (org.). Materiality. London: Duke University Press, 2005.

MIZRAHI, Mylene. A educação como relação: estética, materialidade, subjetivação–contribuições desde a antropologia. In.: Deseducando a educação: mentes, materialidades e metáforas / Ralph Ings Bannell, Mylene Mizrahi, Giselle Ferreira (orgs.). – Rio de Janeiro : Ed. PUC-Rio, 2021.

MIZRAHI, Mylene. “O que a “humildade dos objetos” pode nos dizer sobre a beleza no Rio de Janeiro”. Sociologia e Antropologia, v.10, n. 3: 1045-1056, 2020.

MIZRAHI, Mylene. “O Rio de Janeiro é uma terra de homens vaidosos”: mulheres, masculinidade e dinheiro junto ao funk carioca. cadernos pagu,52, 2018:e185215

MIZRAHI, Mylene. As políticas dos cabelos negros, entre mulheres: estética, relacionalidade e dissidência no Rio de Janeiro. Mana, v. 25, p. 457-488, 2019.

STRATHERN, Marilyn. O eu na auto-ornamentação. Maloca, Revista de Estudos Indígenas. 3: 1-17, e020021, 2020.

STRATHERN. “The Whole Person and Its Artifacts”. Annual Review of Anthropology, v. 3: 1-19, 2004.

TOREN, Christina. Mente, materialidade e história: como nos tornamos quem nós somos. In.: Deseducando a educação: mentes, materialidades e metáforas / Ralph Ings Bannell, Mylene Mizrahi, Giselle Ferreira (orgs.). – Rio de Janeiro : Ed. PUC-Rio, 2021.

TOSI, Giuseppe; ZENAIDE, Maria de Nazaré T. Os Direitos Humanos na educação superior no Brasil: trajetória, tendências e desafios. STOLZ, Sheila. MARQUES, Carlos Alexandre Michaello (Org.). Cultura e Educação em foco. Rio Grande: Editora da FURG, p. 163-232, 2014.

TSING, Anna Lowenhaupt. Socialidade mais do que humana: um chamado para a descrição crítica. TSING, AL. Viver nas ruínas: paisagens multiespécies no Antropoceno. Brasília: IEAB Mil Folhas, p. 119-140, 2019.

TSING, Anna Lowenhaupt. The mushroom at the end of the world. Princeton University Press, 2015.
Publicado
2023-09-20
Seção
Artigos