O USO DO SCRATCHJR PARA O DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM: NARRATIVAS DAS CRIANÇAS PEQUENAS SOBRE ESTE PROCESSO

Palavras-chave: ScratchJr. Narrativas das Crianças. Desenvolvimento. Aprendizagem.

Resumo

Este artigo tem como objetivo geral compreender de que forma o uso do ScratchJr pode contribuir no processo de desenvolvimento e aprendizagem com crianças do Infantil I e o que elas narram sobre este processo. Para efetivação dos objetivos propostos, realizou-se uma pesquisa na abordagem qualitativa, com uma revisão de literatura e pesquisa de campo. Os instrumentos de geração de dados foram a observação participante, o registro escrito das crianças por meio dos diários da pesquisadora, entrevista semiestruturada e o uso de recursos tecnológicos e de multimídia: ScratchJr, fotografias e vídeos. Os principais autores que contribuíram para a fundamentação foram: Belloni (2001), Kenski (2003, 2008), Levy (1999), dentre outros. Concluímos que as interações e aprendizagens ocorreram, uma vez que as crianças participaram ativamente das atividades propostas, entretanto há sempre a necessidade de aprendermos mais, procurando capacitação para sempre melhorar nossa prática e proporcionar uma educação de qualidade para nossas crianças.

Biografia do Autor

Waléria Lindoso Dantas Assis, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Infância & Docência (GEPEID/UFMA).

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Publicado
2023-05-16