NEGOCIANDO A PARTICIPAÇÃO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: FORMAS DE PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS NO CONTEXTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavras-chave: Crianças. Educação Infantil. Negociação. Participação Infantil. Prática Pedagógica.

Resumo

O presente estudo parte da necessidade teórica e política de se construir e aprofundar contributos sobre os modos de participação das crianças pequenas no processo educativo, com a finalidade de sinalizar aos profissionais da Educação Infantil possibilidades de oportunizar espaços de participação compatíveis com as culturas da infância, ou seja, que atendam aos modos de expressão das crianças. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é analisar o processo de negociação das crianças como um modo de participação nas práticas pedagógicas. Os participantes do estudo são dezessete crianças, de ambos os sexos, com idades de três e quatro anos e uma professora, integrantes de uma escola municipal de Educação Infantil. Para a produção de dados foram utilizadas observação participante, anotações em diário de campo e gravações em vídeo. Foram realizados grupos de interesses com as crianças e entrevista semiestruturada com a professora. As análises revelaram que as crianças não recebem passivamente o que lhes é proposto, antes participam de diversas maneiras, negociando as práticas que lhes são apresentadas. Nesse contexto, conclui-se que as crianças em diversas situações rompem com a perspectiva dessas práticas, revelando suas potencialidades, demonstrando o desejo de participar a partir de seus próprios interesses

Biografia do Autor

Rafaely Karolynne do Nascimento Campos, Instituto Federal de Sergipe (IFS)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Pedagoga do Instituto Federal de Sergipe (IFS). 

Tacyana Karla Gomes Ramos, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Professora Associada do Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe (UFS). 

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Publicado
2023-05-16