TUDO TERMINA NO DESENHO!? - NOTAS SOBRE UMA PESQUISA COM CRIANÇAS

Palavras-chave: Desenho Infantil. Linguagem. Artefato Cultural. Fonte Documental.

Resumo

O grafismo é uma das linguagens mais antigas da humanidade. Apesar disso, é um campo que se apresenta como fértil, devido à escassa produção, sobretudo quando se refere ao desenho infantil. Este artigo objetiva compartilhar as reflexões feitas sobre o desenho como linguagem, fonte documental e artefato cultural, a partir das inquietações sentidas na relação com as crianças em espaço educativo virtual. Trata de uma pesquisa qualitativa e para a sua realização utilizou-se a observação participante em uma turma do Infantil II, em contexto remoto, durante o primeiro semestre do ano de 2021, período de isolamento social em decorrência da pandemia da Covid-19. Os resultados apontaram o desenho como linguagem e produto humano, fabricado pela criança, tecido em uma teia de significações que traz informações sobre a cultura do seu criador, situado em um tempo e espaço. Documenta e guarda memórias, conhecimentos sobre diversos contextos sociais e culturais, evidenciando um olhar singular sobre o mundo.

Biografia do Autor

Edith Maria Batista Ferreira, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação. Professora da Universidade Federal do Maranhão. Membro do Geintepra - Grupo de Estudos da Infância: Teoria e Prática da UNESP/ Marília. Coordenadora do Projeto de Extensão Entrelinhas - UFMA. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas "O Ensino da Leitura e da Escrita como Processos Dialógicos" - Glepdial/UFMA. 

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Publicado
2023-05-16