EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO E FORMAÇÃO DOCENTE: DIÁLOGO COM O ESTADO DO CONHECIMENTO DAS PRODUÇÕES ENTRE 2012 A 2020 NA BIBLIOTECA DIGITAL BRASILEIRA DE TESES E DISSERTAÇÕES (BDTD)

Palavras-chave: Educação Infantil do Campo. Formação Docente. Estado do Conhecimento.

Resumo

O presente artigo apresenta o resultado de uma revisão bibliográfica do tipo estado do conhecimento sobre Educação Infantil do Campo e Formação de Docente realizada na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD, entre os anos de 2012 a 2020, que selecionou 8 trabalhos. O resultado aponta para questões relacionadas a ausências, desafios e avanços necessários à área da Educação Infantil do Campo e Formação Docente. Também indica que o campo de pesquisas é ainda incipiente. Por essa razão, é indispensável maior compromisso do Estado na construção e continuidade de políticas públicas, investimento em formação e desenvolvimento de pesquisas junto aos municípios, escolas e profissionais da educação responsáveis pelo atendimento, formação continuada e organização das propostas pedagógicas em instituições rurais ou urbanas, que atendem a população de 0 a 5 anos e 11 meses do campo.

Biografia do Autor

Thaise Vieira de Araujo, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutoranda em Educação Programa de Pós-graduação em Educação UFSCar (PPGED-So). Pesquisadora do Grupo de pesquisas a respeito das crianças, educação infantil e estudos da infância (CRIEI) e do Núcleo de Educação e Estudos da Infância. 

Maria Walburga dos Santos, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Docente associada da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus Sorocaba. Doutora e Mestre em Educação (USP). Pesquisadora responsável pelo Grupo de pesquisas a respeito das crianças, educação infantil e estudos da infância (CRIEI) e o Núcleo de Educação e Estudos da Infância. 

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Publicado
2023-05-16