O IMPACTO DAS MUDANÇAS TECNOLÓGICAS ATUAIS NO PERFIL DO EGRESSO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Palavras-chave: Curso de Ciências Contábeis. Perfil egresso. Mudança curricular.

Resumo

Esta pesquisa tem como tema: Currículo do Curso de Ciências Contábeis. Objetivo geral: Identificar as diretrizes curriculares e as mudanças de perfil de egressos do Curso de Ciências Contábeis. Delineou-se como objetivos específicos: 1) Inventariar as produções de teses e dissertações na BDTD sobre o curso de Ciências Contábeis no período compreendido de 2004 a 2022; 2) Compreender a trajetória histórica e as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do curso de Ciências Contábeis; 3) Apresentar as principais mudanças mercadológicas, tecnológicas e suas influências no perfil do egresso de contábeis. A metodologia utilizada é a pesquisa de natureza qualitativa, de revisão bibliográfica e documental. Nossa problemática: Qual o impacto das mudanças tecnológicas no perfil dos egressos de Contábeis? As pesquisas indicam uma grande necessidade de reformulação e organização do currículo contábil, saindo de uma postura formativa tradicional e instrumentista e partindo para uma educação interdisciplinar, baseada em competências, habilidades e atitudes.

Biografia do Autor

Jeová Brito Silva, Universidade Católica do Tocantins (UNICATÓLICA)

Mestre profissional em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), Pós-graduado em Auditoria e Planejamento Tributário pela Faculdade ITOP, Pós-graduação em Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Venda Nova do Imigrante (FAVENI), Graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade ITOP. Atualmente é professor da Universidade Católica do Tocantins (UNICATÓLICA).

Eduardo José Cezari, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutor em Educação em Ciências e Matemática - UFMT/REAMEC (2014); Mestre em Ciências do Ambiente - UFT (2010); Especialista em Docência do Ensino Superior - FALBE (2008) Graduado em Ciências Biológicas - CEULP/ULBRA(2006), Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins.

José Damião Trindade Rocha, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Pós-Doc./UEPA. Doutor em Educação/UFBA. Mestre em Educação Brasileira/UFG. Docente do Doutorado em Educação na Amazônia - PGEDA/UFPA/UFT. Docente do PPGE/UFT. Coordenador do Mestrado Profissional em Educação (PPPGE/UFT), Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins (UFT) Líder de grupo de pesquisa CNPq Gepce/minorias na área de Currículo.

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Publicado
2024-01-15