EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS:: AVANÇOS NORMATIVOS E ARTICULAÇÕES NECESSÁRIAS

Palavras-chave: Educação em Direitos Humanos, Relações étnico-raciais, Legislação, Ensino Superior

Resumo

O presente artigo é resultado de estudos e vivências acadêmicas em torno da interface entre a Educação em Direitos Humanos e a Educação das Relações Étnico-raciais, tomando como referências os avanços normativos no âmbito educacional nacional brasileiro. Tem como objetivo vislumbrar articulações necessárias entre os dois campos, refletindo-se acerva de uma predominante visão supostamente abstrata, universal e genérica de direitos humanos face às relações étnico-raciais no Brasil, estruturado no racismo contra grupos negros e indígenas. Metodologicamente, apoia-se em abordagem interdisciplinar e exploratória, com procedimentos de pesquisa bibliográfica e documental sobre o tema, com ênfase em marcos normativos e operacionais, em articulação com imersões acadêmicas nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Como considerações finais, assinala-se o desafio da desconstrução de uma ideia genérica de direitos humanos na educação, adotando-se um prisma intercultural crítico, como passo fundamental para a construção de práticas antirracistas urgentes na sociedade e na educação brasileira.

Biografia do Autor

Carolina Bessa Ferreira de Oliveira, Univerdisade Federal do Sul da Bahia (UFSB)

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Mestra em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Especialista em Direitos Humanos. Graduada em Direito e em Pedagogia. Desde 2018 é professora na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

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Publicado
2023-06-16