EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS:: AVANÇOS NORMATIVOS E ARTICULAÇÕES NECESSÁRIAS
Resumo
O presente artigo é resultado de estudos e vivências acadêmicas em torno da interface entre a Educação em Direitos Humanos e a Educação das Relações Étnico-raciais, tomando como referências os avanços normativos no âmbito educacional nacional brasileiro. Tem como objetivo vislumbrar articulações necessárias entre os dois campos, refletindo-se acerva de uma predominante visão supostamente abstrata, universal e genérica de direitos humanos face às relações étnico-raciais no Brasil, estruturado no racismo contra grupos negros e indígenas. Metodologicamente, apoia-se em abordagem interdisciplinar e exploratória, com procedimentos de pesquisa bibliográfica e documental sobre o tema, com ênfase em marcos normativos e operacionais, em articulação com imersões acadêmicas nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Como considerações finais, assinala-se o desafio da desconstrução de uma ideia genérica de direitos humanos na educação, adotando-se um prisma intercultural crítico, como passo fundamental para a construção de práticas antirracistas urgentes na sociedade e na educação brasileira.
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