O PROJETO DE PESQUISA E EXTENSÃO AWÁ SURARA: QUILOMBOLAS E INDÍGENAS NA UNIVERSIDADE, NAS COMUNIDADES, NA CIDADE E NA POLÍTICA

Palavras-chave: Quilombolas e indígenas na universidade. Novas epistemologias. Perspectiva decolonial.

Resumo

O artigo apresenta o projeto de pesquisa e extensão intitulado “AWÁ SURARA: quilombolas e indígenas na universidade, nas comunidades, na cidade e na política”, descrevendo como mestrandos/as indígenas e quilombolas, que adentraram no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Pará (PPGSA/UFPA) mediante processos seletivos especiais (PSE), atuam na academia, nos territórios, na cidade de Belém e na política.  O conhecimento que esses sujeitos produzem é situado, ou seja, é referenciado na vivência dos territórios, na perspectiva decolonial que adquirem na academia e na circunstância de estarem entre estes dois lugares. Muito do conhecimento que produzem provem de relatos autobiográficos, que revelam realidades do mundo de quem sofre opressões numa sociedade em que o racismo afeta de muitas formas quilombolas e indígenas. O Projeto AWÁ SURARA será apresentado no artigo mediante alguns produtos: Uma disciplina que reúne quilombolas e trabalha os significados que a filosofia Ubuntu adquire quando viaja da África para o Pará, essa parte da Amazônia onde existem mais de quinhentas comunidades quilombolas. Uma Oficina de Escrita Acadêmica para quilombolas e indígenas que parte da oralidade para alcançar uma linguagem escrita “coloquial correta”, na qual termos típicos e toda a riqueza linguística das expressões regionais estejam colocados, posto que os trabalhos acadêmicos retornam às comunidades e precisam ser compreendidos nelas. Uma publicação coletiva que ressignifica o conceito de Bem Viver de acordo com o contexto da Amazônia. E dissertações de mestrado que são produzidas em perspectiva decolonial, aqui exemplificadas por uma que valoriza o batuque como instrumento pedagógico.

Biografia do Autor

Rodrigo Corrêa Peixoto, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Professor Doutor no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Pará (PPGSA/UFPA).

Adrian Kethen Picanço Barbosa, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Mulher negra e quilombola, remanescente das comunidades (limítrofes) São Roque do Ambé e São Pedro dos Bois. Doutoranda em Antropologia (PPGA) pela Universidade Federal da Bahia, Mestra em Sociologia e Antropologia (PPGSA – UFPA) e licenciada em História pela Universidade Federal do Amapá.

Hellen Regina Martins Rocha, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Indígena da etnia Arapium, Doutoranda no Programa de Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Pará – PPGSA – UFPA, mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar Indígena – PPGEEI, pós-graduada em História e Geografia, e graduada também em Licenciatura Intercultural Indígena (na área de Ciências Sociais e Humanas) Graduada em Geografia.

Referências

BARBOSA, Adrian Kethen Picanço. Os tambores da África reverberam aqui: o Projeto Batuque como prática decolonial na comunidade quilombola de São Pedro dos Bois – AP. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA), do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), da Universidade Federal do Pará (UFPA), como parte dos requisitos necessários à obtenção do título de Mestre. Belém: UFPA, 2022.
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Publicado
2023-12-21