UM TRIÊNIO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE NO BRASIL

  • Áquila Priscila Pereira dos Santos Instituto Federal do Tocantins - IFTO
  • Lucas Braga da Silva Universidade Federal do Tocantins
  • Lucivania Pereira Glória Instituto Federal do Tocantins

Resumo

Os resíduos de serviços de saúde compreendem aqueles gerados em estabelecimentos que ofertam serviços desta área. Nesta pesquisa mapeou-se a produção científica de resíduos de serviços de saúde nos periódicos da área de gestão e negócios do Brasil de 2014 a 2016. Tratou-se de pesquisa bibliométrica de abordagem quantitativa. Para análise dos dados utilizou-se o método de análise estatística descritiva. Os resultados e discussões revelam que neste período foram publicados um quantitativo de 1.181 (2014), 1.292 (2015) e 963 (2016). No total dos três anos totalizou 3.436 das publicações de trabalhos científicos nestes periódicos e o da área de resíduos de serviços de saúde apenas um quantitativo de 0,17%. Conclui-se que estudar esta temática é de suma importância não somente para aumentar o quantitativo de trabalhos, mas para que outras pessoas tenham conhecimento sobre esta problemática que gera diversos impactos a saúde, ao ecossistema e a qualidade de vida da população.

Biografia do Autor

Lucas Braga da Silva, Universidade Federal do Tocantins

Mestrando em Comunicação e Sociedade pela Universidade Federal do Tocantins, pós-graduado em Docência do Ensino Superior pela Universidade  Norte do Paraná, graduando em administração pela Universidade Federal do Tocantins, graduado em Tecnologia em Logística pelo Instituto Federal do Tocantins.

Lucivania Pereira Glória, Instituto Federal do Tocantins

Professora do Instituto Federal do Tocantins - IFTO, Mestra em ambiente e desenvolvimento pela Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES e Graduada em Tecnologia em Logística pelo Instituto Federal do Tocantins - IFTO.

Publicado
2018-12-21
Seção
Artigos