A EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLAR E O SISTEMA PENITENCIÁRIO BRASILEIRO
Resumo
O presente artigo tem como objetivo refletir sobre o processo educativo no sistema penitenciário e como a educação pode contribuir no processo de ressocialização dos sujeitos. Entende-se que o pedagogo exerce um papel de grande relevância dentro do ambiente prisional, mas também enfrenta diariamente inúmeras dificuldades, tanto na questão didática, falta de recursos, e, sobretudo questões internas do presídio. A pesquisa é qualitativa e bibliográfica e está ancorado em autores, como: Fonseca & Viana (2018), Prado (2015), Santos (2015), Silva Júnior & Alaniz (2020), entre outros autores. Conclui-se que a Educação de jovens e adultos no sistema prisional constitui um direito social que precisa ser pensado em termos de condições estruturais, formação docente e, sobretudo, pela concepção do sistema curricular educacional. Assim, concordamos ao afirmar que a educação se desenvolve em todos os lugares e em todos os momentos da nossa vida.
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