PRODUÇÕES TÉCNICAS E EDUCACIONAIS DA PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA DAS TURMAS TITULADAS NO PERÍODO DE 2019 A 2021
Resumo
O objetivo deste trabalho é mapear os produtos finais obtidos a partir de dissertações dos cinco Mestrados Profissionais (MP) ofertados pelos Programas de Pós-Graduação Profissional da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Foram analisadas as dissertações de 78 egressos dos programas, identificando-se 126 produtos técnicos e/ou tecnológicos e educacionais. Os resultados alcançados demonstraram através da caracterização, os tipos de produtos que foram gerados pelas dissertações nas linhas de pesquisa de cada programa, relacionando ao nível de ensino em que foi aplicado. Ressalta-se que a maioria dos produtos finais se constitui em mapas temáticos, relatórios técnicos conclusivos, manuais de construção de produtos educacionais e sequências didáticas, folders educativos e informativos em diferentes áreas do ensino, além de apontar que os egressos dos programas voltados para a área da educação produziram mais de um produto final. Torna-se válido identificar e analisar se as produções desses egressos estão tendo aplicabilidade no cenário nacional.
Referências
BALBACHEVSKI, Elizabeth. A pós-graduação no Brasil: novos desafios para uma política bem sucedida. In: Brock. C.; SCHWARTZMAN, S. Os desafios da educação no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, pp.275-304, 2005.
BARBOSA, V. A gênese dos mestrados profissionais em educação nas universidades brasileiras. Revista Multidisciplinar Plurais. Salvador, v. 1, n. 2, p.94-113, abr./ago., 2016.
BATALHA, E. R.C. Recomendações técnicas para construção dos produtos educacionais. Guia (Produto Educacional de Mestrado) – Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, Câmpus Pelotas Visconde da Graça. 2019. 44 f.
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Portaria nº 80, de 16 dezembro de 1998. Dispõe sobre o reconhecimento dos mestrados profissionais e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 11 jan. 1999. Seção I, p. 14.
BRASIL. Ministério da Educação. Considerações sobre Classificação de Produção Técnica. 2016. Disponível em:< https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/20_ENFE_class_prod_tecn_jan2017.pdf>. Acesso em: 15 maio 2017.
BRASIL, MEC, CFE. Parecer CFE nº 977/65, aprovado em 3 dez. 1965. Documento. Rev. Bras. Educ. (30), Dez 2005. Disponível em:
BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de
Nível Superior. Plano Nacional de Pós-Graduação. PNPG 2011-2020, Brasília. DF,
Capes, 2010.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria normativa n° 17, de 28 de dezembro de 2009. Dispõe sobre o mestrado profissional no âmbito da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de pessoal de Nível Superior. – CAPES. Diário Oficial da União 29 de dez 2009. Disponível em:
BRASIL. Ministério da Educação. Número de pós-graduandos cresce no Brasil. 2018. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/pet/180-estudantes-108009469/pos-graduacao-500454045/2583-sp-2021081601>. Acesso em: 14 abril 2022.
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Documento de Área -Ensino. 2016. Disponível em:
BRASIL, CAPES. Documento da Área de Ensino – ano 2019. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/ENSINO.pdf. Acesso em 28 out. 2019.
DE JESUS, I. C. O que fizeram dos seus processos e produtos? Uma proposta de monitoramento dos discentes egressos do Mestrado Profissional GESTEC.
2018. Dissertação (Mestrado Profissional) – Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2018.
DROESCHER, Fernanda Dias; SILVA, Edna Lucia da. O pesquisador e a produção científica Perspect. ciênc. inf. 19 (1), mar 2014. Disponível em:
FIALHO, Nadia Hage; HETKOWSKI, Tânia Maria. Mestrado Profissional e Formação de Professores: Experiências, Desafios e Perspectivas para a Educação Básica. Educar em Revista, Curitiba, v. 1, n. 63, p. 19-34, jan./mar. 2017. Disponível em:
GABRIEL, L. S.,; GOMES ALLEVATO, N. S. PRODUTOS EDUCACIONAIS EM MESTRADOS PROFISSIONAIS: a produção em Ensino de Ciências e Matemática. Ensino Da Matemática Em Debate, 8(2), p.73-91 , 2021. Disponível em: < https://doi.org/10.23925/2358-4122.2021v8i2p73-91>. Acesso em: 07 out. 2022.
LEITE, P. S. C. Produtos Educacionais em Mestrados Profissionais na Área de Ensino: uma proposta de avaliação coletivade materiais educativos. Atas - Investigação Qualitativa em Educação. v. 1, p.33 0-339.2018.
MELO, Kátia Valéria Araújo; OLIVEIRA, Rezilda Rodrigues. Origens e desenvolvimento institucional de um mestrado profissional. RBP G, v. 2, n. 4, p. 105-123, jul.2005. Disponível em:
MOREIRA, M. A., NARDI, R.O mestrado profissional na área de Ensino de Ciências e Matemática: alguns esclarecimentos. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia –v.2, n.3, p. 1-9, set./dez. ISSN - 1982-873, 2009.
MUNARI, Denize Bouttelet et al. Mestrado profissional em enfermagem: produção do conhecimento e desafios, São Paulo, Revista Latino-Americana de Enfermagem, São Paulo, v. 22, n. 2, p. 204-210, mar./abr, 2014.
NIEZER, T. M.; FABRI, F.; FRASSON, A. C.; PILATTI, L. A. Caracterização dos Produtos Desenvolvidos por um Programa de Mestrado Profissional da Área de Ensino de Ciências e Tecnologia. R. Bras. de Ensino de C&T, vol 8, núm. 3, mai-ago, 2015.
PASQUALLI, R.; VIEIRA, J. A.; CASTAMAN, A. S. Produtos educacionais na formação do mestre em educação profissional e tecnológica. Educitec, Manaus, v. 04, n. 07, p. 106-120, jun. 2018.
ROSA, Cleci T. Werner Da; LOCATELLI, Aline. Produtos educacionais: diálogo entre universidade e escola. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista, v. 8, n. 2, jul./ago., 2018.
RIZZATTI, I. M.; MENDONÇA, A. P.; MATTOS, F.; RÔÇAS, G. SILVA, M. A. B. V. da; CAVALCANTI, R. J. S.; OLIVEIRA, R. R. Os produtos e processos educacionais dos programas de pós-graduação profissionais: proposições de um grupo de colaboradores. ACTIO, Curitiba, v. 5, n. 2, p. 1-17, mai./ago. 2020. Disponível em:
SANTOS, Cássio Miranda dos. Tradições e contradições da Pós-Graduação no
Brasil. Educação e Sociedade, Campinas, v. 24, n. 83, p. 627-641, ago. 2003.
SAVIANI, D. Educação: do senso comum à consciência filosófica. Campinas, Autores Associados. 12ª ed. 1996.
SILVA, R. H. R. A Educação especial no âmbito da pós-graduação em educação no Brasil. UFG e UNICAMP –Florianópolis, Santa Catarina, 2010. Disponível em:
Silva, Priscila Albertasse Dutra. Um panorama da evolução da modalidade Mestrado Profissional no Sistema Nacional de Pós-Graduação. 2016. 96 f. Tese (Doutorado) -- Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Ciências Básicas da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Porto Alegre, BRRS, 2016.
TAVARES, P. D. V. B.; MARI, C. L. De; BIANCHETTI, L. Programas profissionais de pós-graduação: História, objetivos e tendências. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, 29(18), 2021.
VIRMOND, Marcos. Mestrado profissional – uma síntese. Salusvita, Bauru, v. 21, n. 2, p. 117-130, 2002. Disponível em:
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).