PROJETO DE VIDA E PROTAGONISMO JUVENIL COMO COMPONENTE CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO DO ESTADO DO TOCANTINS: LIMITES E POSSIBILIDADES
Resumo
Este trabalho é uma parte da dissertação que tratou do objeto de pesquisa Projeto de Vida e Protagonismo Juvenil como componente curricular na reforma do Ensino Médio na Secretaria Estadual de Educação do Tocantins-Seduc. Problematiza a pertinência desse tema a ser tratado como componente curricular. O objetivo deste trabalho foi conhecer os limites e possibilidades do Projeto de Vida e Protagonismo Juvenil como componente curricular. A investigação fundamenta-se na concepção de autonomia como práxis sócio-histórica baseado nos autores Marx, Gramsci, Saviane, Libaneo, Freire. Os procedimentos metodológicos adotados foram à pesquisa bibliográfica e documental. A investigação demonstrou que o projeto de vida e o protagonismo juvenil se caracterizam como tema transversal fundamentado na BNCC e não como componente curricular. Recomenda-se que a Seduc reveja tal decisão e recoloque a temática no âmbito de projetos integradores nas áreas de conhecimento do currículo na perspectiva da emancipação e autonomia individual e social.
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