PROJETO DE VIDA E PROTAGONISMO JUVENIL COMO COMPONENTE CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO DO ESTADO DO TOCANTINS: LIMITES E POSSIBILIDADES

Palavras-chave: Novo Ensino Médio. Projeto de Vida. Protagonismo Juvenil. Currículo.

Resumo

Este trabalho é uma parte da dissertação que tratou do objeto de pesquisa Projeto de Vida e Protagonismo Juvenil como componente curricular na reforma do Ensino Médio na Secretaria Estadual de Educação do Tocantins-Seduc. Problematiza a pertinência desse tema a ser tratado como componente curricular. O objetivo deste trabalho foi conhecer os limites e possibilidades do Projeto de Vida e Protagonismo Juvenil como componente curricular. A investigação fundamenta-se na concepção de autonomia como práxis sócio-histórica baseado nos autores Marx, Gramsci, Saviane, Libaneo, Freire. Os procedimentos metodológicos adotados foram à pesquisa bibliográfica e documental. A investigação demonstrou que o projeto de vida e o protagonismo juvenil se caracterizam como tema transversal fundamentado na BNCC e não como componente curricular. Recomenda-se que a Seduc reveja tal decisão e recoloque a temática no âmbito de projetos integradores nas áreas de conhecimento do currículo na perspectiva da emancipação e autonomia individual e social.

Biografia do Autor

Eliziane de Paula Silveira, Secretaria Estadual de Educação do Tocantins (Seduc)

Mestra em Educação (UFT). Especialista em Estatística e Avaliação Educacional (UFJF), em Leitura e Produção Escrita (UFT) e em Gestão Escolar (UFT). Atualmente. Gerente do Ensino Médio, na Secretaria Estadual de Educação do Tocantins-Seduc. 

José Carlos Silveira Freire , Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Pós-doutor em Educação pela Universidade Estadual do Pará. Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás, É professor na Universidade Federal do Tocantins (UFT). 

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Publicado
2023-02-06