A BNCC, OS CONSELHOS DE EDUCAÇÃO E O PNLD NO CONTEXTO DA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO: O (CASO DO) ENSINO MÉDIO BRASILEIRO

Palavras-chave: Políticas e Gestão da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Novo Ensino Médio. Programa Nacional do Livro Didático. Sistemas de Ensino e Conselhos de Educação.

Resumo

O artigo apresenta resultados de pesquisa que articulam os temas, Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os Conselhos de Educação (CEs) e o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) no contexto da implementação de uma política pública de educação. Trata-se de uma pesquisa de natureza bibliográfica e documental. Os resultados mostram a presença de atores e instituições fundamentais para a implementação do novo ensino médio enquanto uma política pública de educação. Todavia, desnuda a ausência de articulação entre os elementos que constituem a política. Evidencia ainda a necessidade de avaliação e aprofundamentos conceituais.

Biografia do Autor

Jacqueline Clara Queiroz , Universidade de Brasília (UnB)

Doutoranda em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Mestra em Educação pela UnB. Servidora federal do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), no cargo de Especialista em Financiamento e Execução de Projetos Educacionais. 

Maria Valéria Jacques de Medeiros , Universidade de Brasília (UnB)

Doutoranda em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É membro do Grupo de estudos e pesquisa sobre as contribuições de Anísio Teixeira para a educação brasileira (GEPAT/CNPQ/UnB).

Remi Castioni, Universidade de Brasília (UnB)

Pós-doutorado pela Universitat de Barcelona, junto ao Institut de Recerca en Educació. Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).  É líder Grupo de estudos e pesquisa sobre as contribuições de Anísio Teixeira para a educação brasileira (GEPAT/CNPQ/UnB). Professor-pesquisador Titular da Universidade de Brasília (UnB). É membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Educação Comparada (SBEC). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2.

Robson Vila Nova Lopes, Conselho Estadual de Educação do Tocantins (CEE-TO)

Doutorando em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB).  Professor da Educação Básica junto à Secretaria de Estado da Educação do Tocantins (Seduc-TO). Membro do Conselho Estadual de Educação no Tocantins (CEE-TO). 

 

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Publicado
2023-02-06