A INCLUSÃO ESCOLAR DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ESTADO DO TOCANTINS EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA COMPARAÇÃO DO CENSO ESCOLAR DOS ANOS DE 2019/2020
Resumo
Este estudo versa sobre o processo de inclusão dos estudantes com deficiência, transtornos do espectro autista e altas habilidades/superdotação matriculados na Rede Regular de ensino no estado do Tocantins, durante o período da pandemia da Covid-19. O estudo retrata uma breve retrospectiva do contexto histórico da pessoa com deficiência e a importância do Censo Escolar, analisando taxas de matrículas da Educação Especial no estado do Tocantins nos anos de 2019 e 2020, considerando-se três variáveis: tipo de deficiência, zona escolar e esfera administrativa. A metodologia trouxe uma revisão bibliográfica, de abordagem quantitativa e objetivos descritivos, utilizando ferramentas tecnológicas, baseadas em inteligência computacional, na linguagem de Programação Python. Deste modo, o estudo apontou a relevância dos dados coletados pelo Censo Escolar, com foco nas políticas públicas, beneficiando o processo inclusivo dos estudantes, segundo a Política Nacional da Educação Especial vigente.
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