REFLEXÕES INICIAIS SOBRE A MEDIDA PROVISÓRIA 746/2016, A LEI 13.415/2017, A BNCC E O ProEMI
Resumo
Abordar legislação e políticas educacionais é uma tarefa que requer diversos olhares, sobretudo, quando são os documentos que balizam as decisões e que apresentam itinerários de diálogos coletivos sobre o tema. O objetivo deste trabalho é apresentar os documentos que regem as mudanças e como foram construídos. A partir disso, embasamos as reflexões na Medida Provisória 746, de 2016, na Lei 13.415, de 2017, na BNCC e no ProEMI, documentos estes, que apresentam as concepções iniciais sobre as mudanças propostas para o Ensino Médio. Esta é uma pesquisa em andamento, que intenta investigar as concepções das reformulações no Ensino Médio Inovador no Tocantins. Utilizamos uma bibliografia documental para nossas reflexões acerca do tema.
Referências
_________Lei n.º 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, aprovada pelo Decreto-Lei n.º 5.452, de 1 de maio de 1943, e o Decreto-Lei n.º 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei n.º 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Brasília: Presidência da República, 2017.
________Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base: ensino médio, 2018.
________Constituição. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
________Ministério da Educação. CNE/CP 11/2009. MEC; Brasília – DF, 2009.
________Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 26 de junho de 2014.
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