PENSANDO A EDUCAÇÃO: TENTATIVA DE ENCONTRAR CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA EDUCATIVA NO PENSAMENTO DE LÉVINAS

Palavras-chave: Ética. Educação. Alteridade.

Resumo

A ideia central desta pesquisa é buscar uma nova aproximação entre a ética e a educação através do pensamento levinasiano. Este pensamento nos consegue mostrar novas contribuições e reflexões para contemporaneidade que é marcada por uma profunda crise da unidade da razão e por uma constituição da subjetividade soberana. Evidenciando a época que estamos vivendo, onde se propaga uma grande ideia de indiferença para com o outro, emerge uma problemática de ressignificação e de defesa de um outra modalidade pedagógica, “outro modo de ensino”, que seja baseado numa educação para o acolhimento e para a abertura de um ensinamento fundado na educação para a alteridade. Portanto, a proposta é investigar uma possível contribuição da ética da alteridade para as reflexões e práticas educativas.

Biografia do Autor

Rafael Ludwig, Universidade de Blumenau (FURB)

Doutorando em Educação (FURB). Mestre em Educação (UNOCHAPECÓ). Professor no Centro de Ciências Humanas e da Comunicação (FURB). Graduado em Filosofia (UNIJUI). 

Ivo Dickmann, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)

Pós-doutorado em Educação pela Uninove. Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Bacharel em Filosofia. Licenciado em Pedagogia. Professor e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação. Professor-pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (UNOCHAPECÓ).

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Publicado
2024-04-22