PENSANDO A EDUCAÇÃO: TENTATIVA DE ENCONTRAR CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA EDUCATIVA NO PENSAMENTO DE LÉVINAS
Resumo
A ideia central desta pesquisa é buscar uma nova aproximação entre a ética e a educação através do pensamento levinasiano. Este pensamento nos consegue mostrar novas contribuições e reflexões para contemporaneidade que é marcada por uma profunda crise da unidade da razão e por uma constituição da subjetividade soberana. Evidenciando a época que estamos vivendo, onde se propaga uma grande ideia de indiferença para com o outro, emerge uma problemática de ressignificação e de defesa de um outra modalidade pedagógica, “outro modo de ensino”, que seja baseado numa educação para o acolhimento e para a abertura de um ensinamento fundado na educação para a alteridade. Portanto, a proposta é investigar uma possível contribuição da ética da alteridade para as reflexões e práticas educativas.
Referências
ALVES, Marcos Alexandre; GHIGGI, Gomercindo. Ética como racionalidade aberta à alteridade em Lévinas. In: CREMONEZI, André Roberto; BAPTISTELLA, Rogério. Sociedade pós-moderna: luzes e sombras. Nova Petrópolis: Nova Harmonia, 2011, p. 139-154.
ARENDT, Hannah. A crise na educação. In.: POMBO, Olga (Org. e tradutora). Quatro textos excêntricos. Lisboa: Relógio d’Água, 2000.
DERRIDA, Jacques. Adeus a Emmanuel Lévinas. Perspectiva: São Paulo, 2004.
DUSSEL, Enrique. Para uma ética da libertação latino-americana. Vol. III Erótica e pedagógica. São Paulo: Edições Loyola, 1998.
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
LÉVINAS, Emanuel. Totalidade e Infinito. Portugal: Edições 70, 1988.
LÉVINAS, Emanuel. Da existência ao existente. São Paulo: Papirus, 1998.
LÉVINAS, Emanuel. O humanismo de outro homem. Rio de Janeiro: Vozes, 1993.
LÉVINAS, Emanuel. De outro modo que ser, o mas Alla de la essencia. Salamanca: Sigueme, 1987.
LÉVINAS, Emanuel. Ética e Infinito. Portugal: Edições 70, 2000.
LÉVINAS, Emanuel. Transcendência e Inteligibilidade. Portugal: Edições 70, 1991.
POIRIÉ, François. Emmanuel Lévinas. Perspectiva: São Paulo, 2007.
SAYÃO, Sandro Cozza; NETO, Waldemir F. L. Emanuel Lévinas e os fundamentos da educação: pensar de outro modo, de outro modo que ser. IN: POZZER, Aldecir; CECHETTI, Elcio (Orgs.). Educação, Direitos Humanos e Interculturalidade: diálogos críticos e reflexivos. Blumenau: Edifurb, 2015, p.123-160.
SUSIN, Luiz Carlos. O homem messiânico: uma introdução ao pensamento de Emmanuel Lévinas. Petrópolis: Vozes, 1984.
SILVA, Regina. Como o mundo, os professores nunca mais serão os mesmos após a pandemia. Revista Educação, São Paulo, 08 de jun. de 2020. Disponível em: https://revistaeducacao.com.br/2020/06/08/professores-pos-pandemia/ . Acesso em 10 de agosto de 2022.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).