RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: AULAS REMOTAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavras-chave: Estágio Curricular Supervisionado. Educação Básica. Ensino Fundamental. Ensino Remoto. Educação Física.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo relatar a experiência vivenciada na prática pedagógica, através do ensino remoto nas aulas de Educação Física Escolar, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Delineia-se como um estudo descritivo do tipo relato de experiência com abordagem qualitativa. O campo de atuação para a prática docente foi uma instituição escolar de Ensino Fundamental da rede pública municipal de Crato-CE. A regência do estágio ocorreu remotamente durante o período de quatro semanas. As atividades pedagógicas aconteceram de forma remota, nas quais foram realizadas adaptações para a continuidade do ano letivo. Para isso, foram utilizados recursos tecnológicos no desenvolvimento das aulas, com uso de aparelhos eletrônicos: celulares, computadores, mídias sociais e de comunicação. Os conteúdos propostos e desenvolvidos foram baseados na abordagem da psicomotricidade. Diante da intervenção realizada, o ensino remoto trouxe muitas dificuldades de adaptação para os alunos, os docentes e o estagiário.

Biografia do Autor

Manoel Bomfim Leite Neto, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Graduado em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Regional do Cariri.

Pedro Carlos Silva de Aquino, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Graduado em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Regional do Cariri.

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Publicado
2024-04-22