A INCLUSÃO COMO TEMÁTICA DE ABORDAGEM NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DOCENTE

Palavras-chave: Formação Docente. Educação Inclusiva. Práticas Educativas. Ensino.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo mostrar a importância da inclusão como temática de abordagem em cursos de formação de professores. Para isso, apresenta as atividades desenvolvidas durante a execução do projeto de extensão “Educação Inclusiva e Formação Docente: olhares e perspectivas que se entrelaçam”, o qual teve como proposta oferecer momentos de diálogos, trocas de saberes e discussão através de um ciclo formativo, disseminando os conhecimentos pedagógicos em prol de uma educação humanizadora, inclusiva e significativa para atender à demanda da Educação Básica em cumprimento às legislações vigentes. As atividades aconteceram no período de novembro de 2020 até abril de 2022, com encontros online mensais por meio de lives. Ademais, foi possível promover uma socialização de experiências nos diferentes contextos educacionais do nosso país, que dialogaram sobre o Atendimento Educacional Especializado e o processo de inclusão nas escolas da Educação Básica. Acreditamos que, com esses encontros, conseguimos auxiliar os profissionais a potencializar as suas práticas educativas em suas salas de aulas, a fim de favorecer e efetivar o processo de inclusão nas escolas.

Biografia do Autor

Cleusa Inês Ziesmann, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mestre em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI). Especialista em Educação Inclusiva (UNIASSELVI). Graduada em Pedagogia (UNIJUI). Professora na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Jeize de Fátima Batista, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Doutora em Letras pelo Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter). Mestre em Letras pela Universidade Católica de Pelotas (UCPEL). Especialista em Língua Espanhola e Literatura Hispânica (URI). Graduada em Letras pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). Professora na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Ana Cecilia Teixeira Gonçalves, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Doutora em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Graduada em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Referências

Referências

BRASIL. Diretrizes Operacionais do Atendimento Educacional Especializada na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Brasília, 2009.
BRASIL. Estatuto da criança e do adolescente. 1990. Disponível em: . Acesso em: 23 out. 2022.
BRASIL. Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: . Acesso em: 23 out. 2022.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988.
BRASIL. Lei nº 7.853, de 24 de outubro de 1989. Dispõe sobre o apoio às pessoas portadoras de deficiência. Diário Oficial [da República Federativa do Brasil], Brasília. Disponível em: . Acesso em: 23 out. 2022.
BRASIL. Decreto nº 3.956, de 8 de outubro de 2001. Promulga a Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Pessoas Portadoras de Deficiência. Brasília: Senado Federal 2001c. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/2001/d3956.htm. Acesso em: 23 out. 2022.
BRASIL. Resolução CNE/CP 1, de 18 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília: Senado Federal, 2002a.Disponível em: . Acesso em: 23 out. 2022.
BRASIL.Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências. Brasília: Senado Federal, 2002b. Disponível em: . Acesso em: 23 out. 2022.
BRASIL. Lei nº 10.845, de 5 de março de 2004. Institui o Programa de Complementação ao Atendimento Educacional Especializado às Pessoas Portadoras de Deficiência, e dá outras providências. Brasília: Senado Federal, 2004. Disponível em: . Acesso em: 23 out. 2022.
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Brasília: Senado Federal, 2014. Disponível em: . Acesso em: 23 out. 2022.
BRASIL. Lei nº 13.146 de 6 de julho de 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: . Acesso em: 23 out. 2022.
BRASIL. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei n° 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Brasília: Senado Federal, 2005a.Disponível em: . Acesso em: 23 out. 2022.
BRASIL. Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999. Dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência. Disponível em: . Acesso em: 23 out. 2022.
BRASIL. Lei nº 10.172, de 9 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Brasília: Senado Federal, 2001a. Disponível em: . Acesso em: 23 out. 2022.
BRASIL. Decreto nº 6.571, de 17 de setembro de 2008. Dispõe sobre o atendimento educacional especializado, regulamenta o parágrafo único do art. 60 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e acrescenta dispositivo ao Decreto nº 6.253 de 13 de novembro de 2007. Brasília: Senado Federal, 2008a. Disponível em: . Acesso em: 23 out. 2022.
BRASIL. Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007. Disponível em: . Acesso em: 23 out. 2022.
BRASIL. Resolução nº 2, de 11 de setembro de 2001. Institui Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Brasília: MEC/CNE/CEB, 2001b. Disponível em: . Acesso em: 23 out. 2022.
BUBER, Martin. Do diálogo e do dialógico. São Paulo: Perspectiva, 1982.
CARVALHO, Rosita Edler. Educação inclusiva: com os pingos nos “is”. Porto Alegre: Mediação, 2014.
CLOT, Yves. Clínica do trabalho, clínica do real. Le journal des psychologues, Paris, n. 185, 2001. Tradução livre de Kátia Santorum e Suyanna L. Barker. Disponível em: . Acesso em: 23 out. 2022.
DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. São Paulo: Cortez, 1998.
FAÏTA, Daniel. Gêneros de discurso, gêneros de atividade, análise da atividade do professor. In: MACHADO, A. R. (Org.) O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina: Eduel, pp. 55-80, 2004.
FÁVERO, Maria de Lourdes. A formação do educador: desafios e perspectivas. Rio de Janeiro: PUC. Série Estudos, 1981.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
IZQUIERDO, Teresa Maria Rodrigues. Necessidades Educativas Especiais: a mudança pelo Relatório Warnock. Dissertação (Mestrado) – Universidade de Aveiro, 2006. Disponível em: . Acesso em: 23 out. 2022.
MUSZKAT. Mauro; RIZZUTTI, Sueli. O professor e a dislexia. São Paulo: Cortez, 2012.
NÓVOA, Antônio (Org). Os professores e a sua formação.Lisboa: Dom Quixote, 1992.
PAULA, Jairo de. Inclusão: mais que um desafio escolar, um desafio social. São Paulo: Jairo de Paula, 2004.
RIZO, Gabriela. Relatório Delors: a educação para o século XXI. In: CARVALHO, Elma Júlia Gonçalves de.; FAUSTINO, Rosângela Célia. Educação e diversidade cultural. Maringá, PR: EDUEM, 2012.
SOUZA-E-SILVA, Maria Cecília Perez de. O ensino como trabalho. In: MACHADO, A. R. (Org.) O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina: Eduel, pp. 81-104, 2004.
UNESCO. Declaração de Salamanca e Linha de Ação sobre Necessidades Educativas Especiais. Brasília: CORDE, 1994. Disponível em: . Acesso em: 23 out. 2022.
WARNOCK, Mary. Pamphlet "Special educational needs: a new look". Nº 11 in a series of policy discussions. Published by the Philosophy of Education Society of Great Britain, 1978.
Publicado
2023-02-27