EDITORIAL

Palavras-chave: .

Resumo

Na proposta deste Dossiê “Corpo, Festa, Devoção e Religiosidade”,  estes termos e conceitos se intercruzam como simbolismo, cultura e identidade de diversos grupos sociais em diferentes tempos e espaços. A festa é elemento constitutivo das dimensões humanas referindo-se, sobretudo, ao seu nível simbólico. Envolve todas as dimensões, harmonizando a compreensão cíclica e linear de tempo. Todos os povos e culturas vivem a dimensão da festa como um fato permanente e novo, repetido a cada período, embora sempre como uma nova realização. Sejam religiosas ou profanas, as festas provocam exaltação e comoção, gera um estado de efervescência, um local de mistura e de comunhão (ABREU, 1998).

Biografia do Autor

César Evangelista Fernandes Bressanin, Universidade Federal do Tocantins

Pós-doutorando em Educação (UFT). Doutor em Educação (PUC-GO). Mestre em História (PUC-GO). Graduado em História (UFT). Técnico em Assuntos Educacionais na UFT. 

Edmilson Andrade Reis, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade de Marília (2002). Graduação em  Pedagogia UNIP- Palmas (2022).  Especialização em Enfermagem do Trabalho, Enfermagem em Terapia Intensiva UTI. Mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Tocantins.  

 

Valdir Aquino Zitzke, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Ciencias Humanas (UFSC).  Mestre em Educação Ambiental (FURG). Graduado em Geografia - Licenciatura(FURG). Professor do curso de Geografia (UFT).

Referências

.
Publicado
2022-10-25