PROJETO “JUSTIÇA SISTÊMICA” NO BRASIL: UM MÉTODO PARA FACILITAR A RECUPERAÇÃO DE PESSOAS EM REGIME PRISIONAL

Palavras-chave: .

Resumo

Entrevista com o psicólogo Bauer Orcina Rodrigues.

Biografia do Autor

Vitoria Alves Beserra, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Graduanda em Direito na Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Araguaia. Pesquisadora NUPEDIA - UFMT. 

Lizandra Cericato, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Juíza de Direito no Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul. Pós-graduanda em Direito Sistêmico (FAIPE/MT – Instituto OCA). Graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade de Passo Fundo/RS. Consteladora com diversas formações em Constelações Sistêmicas e em Psicologia Positiva com Helder Kamei. Pesquisadora e professora associada ao NUPEDIA- UFMT.

Inês Maria de Carvalho Campolina, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

 Doutora pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Direito da UFMG. Especialista e Mestre em Direito Empresarial. Especialista em Formação Docente: Educação Criativa/PUC Minas. Graduada em Direito pela Milton Campos e em Administração pela FUMEC.Certificada em Foresight e atua como Foresight Pratictioner. Advogada nas áreas de Direito Privado e Público. Gestora Educacional e Docente do curso de Pós-Graduação em Justiça Restaurativa da PUC Minas. Capacitadora e facilitadora de transformação de conflitos - negociação, conciliação, mediação, justiça restaurativa e arbitragem. Autora da obra Mediação Fenomenológica. Mediadora Judicial cadastrada no CNJ e credenciada como Mediadora Internacional pela Associação de Mediadores de Conflito - AMC Lisboa/Portugal, pelo Instituto de Credenciamento e Formação de Mediadores Lusófonos, pela Câmara do IMA e CCMA Minas Brasil. Tutora do Programa Nós de Cidadania da Comissão de Justiça Restaurativa - Fórum Socioeducativo.Capacitadora de docentes e discentes em metodologias ativas.Vice-Presidente da Comissão de Direito Sistêmico e Justiça Restaurativa/OAB/MG. Consultora Educacional, facilitadora e palestrante na Edu.Con Consultoria e Treinamento. 

Referências

BESERRA, V. A; GALLO, L. P; BOEING, V. PODER JUDICIÁRIO BRASILEIRO: A CONSTELAÇÃO FAMILIAR NA PACIFICAÇÃO DE CONFLITOS. Inovações e Humanidades. Palmas-Tocantins. v. 8 n. 47 (2021): Inovação, Novas Tecnologias e o Futuro do Direito I. P. 257 - 265. Março de 2022.

BRASIL. Lei de execução Penal. Lei nº 7210 de 11 de julho de 1984. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7210.htm. Acesso: 09 mai.2022.

HELLINGER, Bert. Ordens do amor: um guia para trabalho com constelações familiares / Bert Hellinger; tradução Newton de Araújo Queiroz; revisão técnica Heloisa Giancoli Tironi, Tsuyuko Jinno-Spelter. 3ª reimpr. da 1ª ed. de 2003. São Paulo: Cultrix, 2007.

HELLINGER, Bert. A simetria oculta do amor: porque o amor faz os relacionamentos darem certo / Bert Hellinger com Gunthard Weber e Hunter Beaumont; tradução Gilson César Cardoso de Sousa; revisão técnica de Esther Frankel, Milton Corrêa e Mimansa Farny. 6ª ed. São Paulo: Cultrix, 2006.

INSTITUTO RODRIGUES PERROTTI. Disponível: https://www.institutorodriguesperrotti.com.br/o-instituto. Acesso: 09 mai.2022.

PIZZATO, Bianca. Constelações Familiares na advocacia: uma prática humanizada. 2º ed. rev. e ampl. Joinville, SC : Manuscritos Editora, 2018.

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO RIO GRANDE DO SUL. Projeto Justiça Sistêmica será apresentado em Viamão. Disponível em: https://www.tjrs.jus.br/novo/noticia/projeto-justica-sistemica-sera-apresentado-em-viamao/. Acesso: 09 mai.2022.
Publicado
2022-12-01