INFÂNCIA E BRINCAR TELÚRICO: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O BRINQUEDO FEITO PELA CRIANÇA, RESSONANTE DAS EXPERIÊNCIAS DE INTIMIDADE, TOTALIDADE E ENRAIZAMENTO
Resumo
Primeiro livro de Gandhy Piorski, a obra analisada é claramente marcada pelo percurso investigativo. Nela, o autor discorre a respeito dos brinquedos tradicionais feitos pelas crianças e estabelece relações entre imaginário e materialidade, evidenciando a sabedoria da cultura infantil nos modos de buscar, na natureza, elementos para um brincar favorecedor de uma terapêutica social e da compreensão do mundo e de si.
No decorrer da obra, vai se descrevendo, uma criança conectada, criativa, que produz cultura e é centrada nas questões primordiais de si e do mundo. Essa criança se difere radicalmente dos indivíduos muitas vezes trazidos como emblema da nossa sociedade atual, que são desconectados de seu entorno, dispersos e entediados. Além de ressaltar a importância da qualidade da materialidade, do contato com o cenário natural e do brincar, Piorski também ensina uma observação cuidadosa, que advém de uma escuta não apenas das palavras, mas também da gestualidade e criação plástica. Nesse sentido, a referida obra é importante para profissionais da infância, pais e educadores de modo geral, que buscam novas semânticas para compreensão da criança contemporânea.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).