INSTITUTO MÉDICO LEGAL (IML): DESAFIOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA PRÁXIS PROFISSIONAL NA INTERVENÇÃO EM SITUAÇÕES DE CRISE

  • Hudson Eygo CEULP/ULBRA
  • Thaís Moura Monteiro CEULP/ULBRA
  • Raquel Sousa Portela CEULP/ULBRA

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de apresentar as principais reflexões advindas de uma visita institucional ao Instituto Médico Legal (IML) de Palmas - TO. Apresenta conceituações e impasses para implantação de uma práxis profissional que atenda de forma acolhedora às vítimas que necessitam de um dos serviços oferecidos pelo órgão. Ao longo do trabalho são apresentadas algumas concepções teóricas sobre o funcionamento interno do serviço, bem como os principais desafios encontrados pela equipe técnica para realização de seu trabalho. Ao final, sugere-se algumas intervenções com objetivo de melhorar a rotina dos profissionais e o espaço, valorizando uma ação em saúde empática e assertiva, que vise o cuidado e a intervenção em situações de crise.  

Biografia do Autor

Hudson Eygo, CEULP/ULBRA
Psicólogo, Coordenador do Serviço de Psicologia (SEPSI) do Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA).
Thaís Moura Monteiro, CEULP/ULBRA

Acadêmica do Curso de Psicologia do Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA). Bolsista do Programa Inst. de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). E-mail:thais.monteiropsi@gmaill.com. 

Raquel Sousa Portela, CEULP/ULBRA
Acadêmica do Curso de Psicologia do Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA). E-mail: portela.adv@hotmail.com.

Referências

BARROS, Vanessa Andrade de; SILVA, Lilian Rocha da. Trabalho e cotidiano no Instituto Médico Legal de Belo Horizonte. Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v.10, nº16, p.318-333, dez/2004.

BOFF, L. Saber cuidar: Ética do humano- compaixão pela terra. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.

BRASIL. Lei 5.869, de 11 de janeiro de 1973. Institui o Código de Processo Civil. Diário Oficial da União, Brasília, 17 jan. 1973.

COMBINATO, D.S. QUEIROZ, M. S. Morte: uma visão psicossocial. Natal, 2006. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2006000200010> acesso em 22 Març. 2015.

PORTAL DA EDUCAÇÃO. A Morte e o Morrer. Campo Grande, 2014. Disponível em <http://www.portaleducacao.com.br/psicologia/artigos/54018/a-morte-e-o-morrer#!1> acesso em 22 Març. 2015.

SÁ, S.D. WERLANG, B. S. G. PARANHOS, M. E. Intervenção em crise. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, 2008, Volume 4, número 1, 2008.

SEIDL, Eliane Maria Fleury; TROCCOLI, Bartholomeu T.; ZANNON, Célia Maria Lana da Costa. Análise Fatorial de Uma Medida de Estratégias de Enfrentamento. Psic.: Teor. e Pesq., Brasília , v. 17, n. 3, Set. 2001.

SILVA, Antonio Lucieudo Lourenço da; RUIZ, Erasmo Miessa. Cuidar, morte e morrer: significações para profissionais de Enfermagem. Estud. psicol. (Campinas), Campinas, v. 20, n. 1, Apr. 2003.

VIVIAN, C. ANGONESE, A.S. Além do Que se Vê: a atuação dos profissionais do Instituto Médico-Legal (IML) em um ambiente onde a vida começa, transcorre e termina. Pinhalzinho-SC, 2015.Disponível em <https://psicologado.com/atuacao/psicologia-da-saude/alem-do-que-se-ve-a-atuacao-dos-profissionais-do-instituto-medico-legal-iml-em-um-ambiente-onde-a-vida-comeca-transcorre-e-termina> acesso em 22 Març. 2015.

VIVIAN, C.; MAHL, A.; SILVA, J.; OLIVEIRA, L. Profissionais de Corpo e Alma: Aspectos Psicológicos Envolvidos no Vital Processo de Reparação da Justiça. 2013. Disponível em<https://psicologado.com/atuacao/tanatologia/profissionais-de-corpo-e-alma-aspectos-psicologicos-envolvidos-no-vital-processo-de-reparacao-da-justica> acesso em 22 Març. 2015.

Publicado
2016-06-21
Seção
Artigos