CURSO DE JUSTIÇA SISTÊMICA DESENVOLVIDO NO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE MATO GROSSO: UMA EXPERIÊNCIA ASSERTIVA

Palavras-chave: Postura Sistêmica. Formação em Justiça Sistêmica. Bert Hellinger.

Resumo

Este estudo busca apresentar parte do resultado alcançado em decorrência do curso Justiça Sistêmica, ofertado pelo Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso (TJMT). Para tanto, tomou-se como aporte os ensinamentos de Bert Hellinger sobre sujeito e visão sistêmica, que levam à adoção de uma postura que pode ser implementada no âmbito do Judiciário, como meio de trabalhar as relações estabelecidas em razão das demandas que adentram naquele sistema. Os resultados parciais já sinalizam que essa prática tem contribuído para o alcance de soluções que visam à pacificação social.

Biografia do Autor

Eulice Jaqueline da Costa Silva Cherulli , Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso

 Juíza de Direito do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso. Pós-graduada em Constelações Familiares Hellinger aplicada ao Direito Sistêmico pela Hellinger Schule-Innovare. MBA em Poder Judiciário pela Fundação Getúlio Vargas. Mestre em Filosofia e doutoranda pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Porto Alegre–RS. Pesquisadora convidada da Universidade Federal de Mato Grosso – Campus Araguaia – Nupedia. 

Referências

HARARI, Y. N. Sapiens: uma breve história da humanidade. Trad. Janaína Marcoantonio. Porto Alegre: L&PM, 2015.

HELLINGER, B. As Ordens do Amor.12. ed. São Paulo: Pensamento-Cultrix, 2001.

HELLINGER, B. As Ordens da Ajuda. Patos de Minas, MG: Atman, 2005.

HELLINGER, B. Conflito e paz: Uma Resposta. São Paulo: Cultrix, 2007.

HELLINGER, B. A simetria oculta do amor. São Paulo: Pensamento-Cultrix,2008.

HELLINGER, B. Leis sistêmicas na assessoria empresarial. Patos de Minas, MG: Atman, 2009.

HELLINGER, B. História de sucesso na empresa e no trabalho. Belo Horizonte: Atman, 2013.

HELLINGER, B. Leis Sistêmicas. Belo Horizonte: Atman, 2014.

HELLINGER, B. A cura. Belo Horizonte: Atman, 2014.

HELLINGER, B. A paz começa na alma. 2. ed. Belo Horizonte: Atman, 2016.

OLIVEIRA JÚNIOR, D. F. Justiça Sistêmica. [e-book]. Disponível em: https://www.justicasistemica.com.br/cap-ebook-novo-olhar-para-a-resolucao-de-conflitos/. Acesso em: 15 jul. 2020.

OLIVEIRA JÚNIOR, D. F.; OLIVEIRA, W. C. G. Esclarecendo as Constelações Familiares. Belo Horizonte: Atman, 2016.

OLIVEIRA JÚNIOR, D. F.; AMBRÓSIO, J. DE M. C. Justiça sistêmica: um novo olhar para a resolução de conflitos [recurso eletrônico]. Belo Horizonte: Refinne, 2018.

OLIVEIRA JÚNIOR, D. F.; AMBRÓSIO, J. DE M. C. Justiça sistêmica: um novo olhar para a resolução de conflitos [recurso eletrônico]. Belo Horizonte: Refinne, 2018.

ROSA, A. P. Entrevista. Direito Sistêmico e Constelação Familiar. Disponível em: http://www.cartaforense.com.br/conteudo/entrevistas/direito-sistemico-e-constelacao-familiar/16914. Acesso em: 18 ago. 2018.

STORCH, S. O Direito Sistêmico. 2013. Disponível em: https://direitosistemico. wordpress.com/. Acesso em: 19 ago. 2018.

STORCH, S. A origem do Direito sistêmico: pioneiro do movimento de transformação da Justiça com as Constelações Familiares. Brasília: Tagore, 2020.

VINYAMATA, Eduard. Compreender o conflito e agir educativamente. In: VINYAMATA, Eduard (org.). Aprender a partir do conflito: conflitologia e educação. Porto Alegre: Artmed, 2005.

*Listam-se aqui, além das obras referenciadas ao longo do texto, as principais obras lidas para a construção dos saberes desta autora e do texto que se apresenta.

Publicado
2022-12-01