CRIANÇA E CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: HISTÓRIA ORAL DE PEDAGOGAS RECÉM FORMADAS EM TEMPOS DE MODERNIDADE LÍQUIDA

  • Mariany Almeida Montino Universidade Estadual do Tocantins - Unitins
  • Ilda Neta Silva de Almeida Faculdade ITOP
  • Valter Domingos Rezende Carvalho Secretaria Municipal de Educação de Palmas-TO - Semed-TO

Resumo

Este trabalho tem como objetivo compreender as concepções de currículo e criança a partir dos depoimentos dePedagogas recém-formadas de uma instituição de Ensino Superior Particulare que estão atuando na Educação Infantil. Paralelo aos depoimentos pretende-se relacioná-loscom os aportes teóricos e legais existentes nas produções de Currículo e criança na Educação Infantil em tempo de modernidade líquida. A pesquisa foi desenvolvida com três professoras de Educação Infantil, formadas em 2017 e 2018. A metodologia é de abordagem qualitativa, utilizamos a pesquisa bibliográfica e a metodologia da História Oral. Percebemos que, de acordo com os depoimentos das Pedagogas-Professoras,não há uma concepção clara e/ou precisa quanto à compreensãode criança e currículo. As professoras não apontam para a criança enquanto sujeito histórico de direito como é concebida pelas DCNEI (Diretrizes Curriculares de Educação Infantil) tampouco para outra concepção histórica ou legal. Mencionam características comportamentais como agitadas, inquietas, espertas e tecnológicas. Igualmentequanto ao currículo da Educação Infantil, não deixam muito claro com precisão se o concebem a partir de uma perspectiva assistencialista, ou de escolarização, ou de cuidar e educar, ou de cuidar e brincar, ou mesmo como práticas de experiências como é apontado na BNCC(Base Nacional Comum Curricular).Em suas oralidades, é possível notar de forma implícita,a concepção de currículo se aproximar mais da concepção de escolarização. Notamos que as professoras apresentam pouco entendimento teórico/legal de criança e currículo.Situação que entendemos poderestar relacionada ao não entendimento de sua práxis pedagógica como possibilidade de relacionar teoria e prática, como também resultado e/ou consequência do aceleramento e fluidez de informações da modernidade líquida, traço presente nos tempos atuais; outra possibilidade é de ser resultado das fragilidades do processo formativo acadêmico: preparação para atuar e operar no mercado de trabalho educacional e não pensar ou refletir sobre o mesmo e seus elementos.

Biografia do Autor

Mariany Almeida Montino, Universidade Estadual do Tocantins - Unitins

Pedagoga(1993), Mestre (2005),Doutora (2011). Professora da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) Professora do curso de Pedagogia na Faculdade Itop.

Ilda Neta Silva de Almeida, Faculdade ITOP
Graduação em Pedagogia pelo Instituto Aphonsiano de Ensino Superior (2006). Especialização em Docência Universitária, pela Faculdade Araguaia(2008).Especialização em Sociologia e Educação , pelo Instituto Aphonsiano de Ensino Superior (2009).Professora celetista do Curso de Pedagogia da Faculdade Itop e professora efetiva da rede Estadual de Ensino no município de Palmas-To
Valter Domingos Rezende Carvalho, Secretaria Municipal de Educação de Palmas-TO - Semed-TO

Jornalismo (2007), Letras e respectivas literaturas (2014) especialista em Literatura brasileira (2016) coordenador de projetos da Escola Municipal Maria Júlia Amorim Soares Rodrigues e articulador do Programa Novo. Professor do curso de Pedagogia na Faculdade Itop.

Publicado
2018-11-09
Seção
Artigos