A (IN)SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL EM UMA SOCIEDADE CONSUMOCENTRISTA

Palavras-chave: Consumo. Modernidade. Consumocentrismo. Sustentabilidade Socioambiental. Sociedade Consumocentrista.

Resumo

No presente estudo pretendeu-se analisar da sociedade moderna contemporânea, verificando a sua transformação em “sociedade moderna consumocentrista” e, dentro desse novo contexto, investigar se é possível que esta sociedade consumocentrista conviva com a sustentabilidade socioambiental. Nesse particular, estabeleceu-se uma hipótese: “uma sociedade que se estabelece sobre os parâmetros do consumocentrismo não consegue perfectibilizar a sustentabilidade socioambiental” e é em busca da confirmação ou negação da hipótese que os capítulos foram desenvolvidos. O método utilizado foi o analítico dedutivo, tendo como base o estudo bibliográfico. Conclui-se que a sociedade precisa de uma mudança de paradigma no que se refere aos problemas socioambientais advindos do consumocentrismo.

Biografia do Autor

Agostinho Oli Koppe Pereira, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Pós-doutor em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Doutor em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco UFPE. Professor colaborador no Mestrado em Direito da Universidade de Passo Fundo (UPF).  

Cleide Calgaro, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Pós-doutora em Filosofia e em Direito ambos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Doutora em Ciências Sociais na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Doutora em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Doutora em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).  Atualmente é Professora da Graduação e Pós-Graduação - Mestrado e Doutorado - em Direito na Universidade de Caxias do Sul. É Líder do Grupo de Pesquisa “Metamorfose Jurídica” da Universidade de Caxias do Sul (UCS). 

 

Referências

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: ZAHAR, 2001.

BAUMAN, Zygmunt. Vida para o consumo. Rio de Janeiro: ZAHAR, 2008.

CALGARO, Cleide; PEREIRA, Agostinho Oli Koppe. A sociedade consumocentrista e a disciplina do sujeito na modernidade: uma análise dos impactos socioambientais. In: Direito, globalização e responsabilidade nas relações de consumo I [Recurso eletrônico on-line] organização CONPEDI/UNICURITIBA; Coordenadoras: Carolina Medeiros Bahia, Cleide Calgaro – Florianópolis: CONPEDI, 2016, p. 15. Disponível em: http://conpedi.danilolr.info/publicacoes/02q8agmu/1e65003o/Nf5XGIv7Ek1lGvMO.pdf.

CALGARO, Cleide; PEREIRA, Agostinho Oli Koppe. O Consumerismo e os Problemas Socioambientais na Sociedade Moderna: Por uma Sustentabilidade Socioecológica. Privacy and Data Protection Magazine - Revista Científica na Área Jurídica, n.º 02-2021, agosto 2021.

DUNKER, Christian; TIBURI, Marcia et.all. Ética e pós-verdade. Porto Alegre: Dublinense, 2017.

DUPAS, Gilberto. Mito do progresso, ou progresso como ideologia. 2ª ed., São Paulo: Editora Unesp, 2012.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Olanda. Novo dicionário da língua portuguesa. 3ª Ed. Curitiba: Positivo, 2004.

GIDDENS, Anthony. As consequências da modernidade. São Paulo: Unesp, 1991.

GIDDENS, Anthony. Modernidade e Identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2002.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

HARVEY, David. Condição pós-moderna. São Paulo: Edições Loyola, 18ª ed., 2009. ISBN: 97-885-150-0679-3.

HUXLEY, Aldous. Admirável mundo novo. 10ª Ed. Rio de Janeiro Cia brasileira de divulgação do livro, 1972.

IANNI, Octavio. Enigmas da modernidade-mundo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

LEFF, Enrique. Discursos sustentáveis. São Paulo: Cortez, 2010.

LYON, David. Pós-modernidade. São Paulo: Paulus, 1998. ISBN: 85-349-1105-3.

PACKARD, Vance. Estratégia do desperdício. São Paulo: IBRASA, 1965.

NAÇÕES UNIDAS. Pobreza. Disponível em:

ONU Brasil. 2017. Disponível em:

OPAS. SOFI 2021: Relatório da ONU destaca os impactos da pandemia no aumento da fome no mundo. Disponível em:

PEREIRA, Agostinho Oli Koppe; CALGARO, Cleide; PEREIRA, Henrique Mioranza Koppe. Consumocentrismo e os seus reflexos socioambientais na sociedade contemporânea. Revista Direito Ambiental e Sociedade, v. 6, p. 264-279, 2016. ISSN: 2316‐8218.

PEREIRA, Agostinho Oli Koppe; CALGARO, Cleide. A sociedade consumocentrista e seus reflexos socioambientais: a cooperação social e a democracia participativa para a preservação socioambiental. REVISTA DE DIREITO, ECONOMIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, volume 2, n. 2 – 2016, pp. 72-88 – ISSN 2526-0057.

PEREIRA, Agostinho Oli Koppe. Consumo. In: SÍVERES, Luiz; NODARI, Paulo César (orgs.); Dicionário de cultura de paz. Vol. I, Curitiba: CRV, 2021.
Publicado
2022-11-29