EDITORIAL

Palavras-chave: .

Resumo

O Dossiê sobre Territórios Comuns, Práticas Culturais e Econômicas em Tempos de Covid-19 procurou receber trabalhos que articulassem questões sobre práticas culturais e econômicas, territórios comuns no recorte temporal da pandemia do Covid-19 e seus desdobramentos nos diversos temas: consequências da pandemia nas práticas sociais, representação, identidade, memória, a questão dos comuns, poder, linguagens e práticas culturais. Os trabalhos abordaram essas questões de formas variadas, trazendo pesquisas sobre diversos objetos alcançando problemáticas locais, regionais, nacionais e globais.

Biografia do Autor

Plábio Marcos Martins Desidério , Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Doutor em Comunicação pela UNB (2013). Mestre em Sociologia (UFG) e Graduado em Filosofia (2000). Professor do curso de História da Universidade Federal do Norte do Tocantins e do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura e Território. 

Rejane Cleide Medeiros de Almeida , Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Mestre em Educação pela UFG, Especialista em Educação e Agroecologia (UEG), Graduada em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente é Pró-reitora de Extensão (PROEXT) da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) , docente do curso de Educação do campo: Artes e Música, e do Programa de estudos em Cultura e Território (PPGCULT). Tem experiências Interdisciplinares em Estudos, Pesquisa e Extensão, atuando principalmente nos seguintes temas: Povos e comunidades tradicionais e Etnicidade, Mulheres Camponesas, Ribeirinhas, Quilombolas, Movimentos Sociais do Campo, Nova Cartografia Social, Agroecologia, Educação do campo e popular com ênfase no Pensamento educacional Freireano. 

 

Olivia Macedo Miranda de Medeiros , Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Professora Adjunta do Curso de História na Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Campus de Araguaína. Doutora em História pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Professora do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos de Cultura e Território (PPGCULT-UFNT). Editora da Revista Escritas do Curso de História da UFNT. Pesquisas na área de História, com ênfase em História e Literatura, História Regional, Memórias e Modos de viver. 

 

Dernival Venâncio Ramos Júnior , Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Goiás (2002), mestrado em História pela Universidade Federal de Goiás (2004) e doutorado em História pela Universidade de Brasília (2009). Pesquisador visitante no Tropical Conservation and Development da Universidade da Florida (2015) e Instituto de Migraciones (2019) da Universidade de Granada. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Norte do Tocantins, atuando na graduação em História, no Programa de Pós-graduação em Estudos de Cultura e Território e Neuza-UF/Núcleo de Pesquisa e Extensão em Saberes e Práticas Agroecológicas. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Tempo Presente da América Latina e da Amazônia. Atua com pesquisa em extensão junto a comunidade tradicionais do Cerrado Amazônico, com ênfase em comunidades afetadas por grandes projetos de desenvolvimento como barragens e projetos agrícolas.

Referências

.
Publicado
2022-08-29