A AGROECOLOGIA NA PRÁXIS EDUCACIONAL DO MST

Palavras-chave: MST. Educação. Agroecologia.

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir a Agroecologia na educação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), com ênfase na práxis social de sua luta antissistemica, principais características do Movimento. É debatida a questão da agroecologia como proposta à educação de trabalhadores e trabalhadoras do campo, sendo esta também como forma de resistência ao sistema capitalista de produção. Os procedimentos metodológicos utilizados neste estudo foram as pesquisas bibliográfica e documental. A pesquisa bibliográfica foi efetuada com levantamento, seleção, leitura e documentação de textos escritos, tais como livros, artigos científicos e teses. A pesquisa documental foi realizada com levantamento, seleção, leitura e interpretação de legislações brasileiras e de documentos, em especial os publicados pelo MST. A falta de representatividade na defesa da ecossustentabilidade em campo legislativo no Brasil mostra o quão necessária é a expansão da Agroecologia na educação do MST, de modo que sua crítica ultrapasse suas escolas.

Biografia do Autor

Mike Ceriani de Oliveira Gomes, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)

Mestre em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC/UNESP, Campus de Marília).

Mônica Galhego Sampaio, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)

Mestre em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC/UNESP, Campus de Marília).

Neusa Maria Dal Ri, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)

Graduada em Psicologia pela USP, Mestre em Pesquisa Educacional pela UFSCar, Doutora em Educação pela USP, Pós-doutora em Educação pela UMinho, Portugal, e Pós-doutora em Educação pela UFSCar, Professora Associada Livre-Docente III da Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Referências

ALIAGA, Luciana; MARANHO, Fernanda. O MST e a agroecologia: entre autonomia e subalternidade. Revista Katálysis, v. 24, n. 3, p. 576-584, 2021.

ARRUDA, Marcos. A articulação trabalho-educação visando uma democracia integral. In: GOMEZ, Carlos Minayo et al. (Orgs). Trabalho e conhecimento: dilemas na educação do trabalhador. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2004. p. 61-74.

BAHNIUK, Caroline; CAMINI, Isabela. Escola Itinerante. In: CALDART; FRIGOTTO. (Orgs.). Dicionário da Educação do Campo. 1. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2012, p. 333-339.

BARCELLOS, Luis Henrique dos Santos; SILVA, Cláudio Rrodrigues; MORAES, Agnes Iara Domingos; TORRES, Julio Cesar. Limites e desafios da educação inclusiva no campo: a experiência do projeto educativo do MST. Revista Brasileira de Educação do Campo, Tocantinópolis, v. 5, e10660, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.20873/uft.rbec.e10660

BAUER, Carlos. Educação, terra e liberdade: princípios educacionais do MST em perspectiva histórica. 2. ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2016.

BRASIL. Lei nº 4.504 de 30 de novembro de 1964. Dispõe sobre o Estatuto da Terra e dá outras providências. Diário Oficial [da] República dos Estados Unidos do Brasil, Brasília, 1964.

_____. Ministério da Educação (MEC). Resolução CNE/CEB nº 1, de 3 de Abril de 2002: institui Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Brasília: MEC/CNE/CEB, 2002.

CALDART, Roseli Salete. Pedagogia do Movimento Sem Terra. 4. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2012.

CAPORAL, Francisco Roberto; COSTABEBER, José Antonio. Agroecologia e extensão rural: contribuições para a promoção do desenvolvimento rural sustentável. 2. ed. Brasília (DF): MDA/SAF/DATER-CNPq, 2004.

DAL RI, Neusa Maria. Educação democrática e trabalho associado no contexto políticoeconômico do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. 2004. 315 f. Tese (Livre Docência) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília.

DAL RI, Neusa Maria; VIEITEZ, Candido Giraldez. Educação democrática e trabalho associado no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e nas fábricas de autogestão. São Paulo: FAPESP, 2008.

FERNANDES, Bernardo Mançano. A formação do MST no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2000.

GOHN, Maria da Glória. O protagonismo da sociedade civil: movimentos sociais, ONGS e redes solidárias. São Paulo: Cortez, 2005.

MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. 2. ed. Tradução Isa Tavares. São Paulo: Boitempo, 2008.

MOURA, Josiel da Rosa; GONÇALVES, Miúcha Severo. Educação e sustentabilidade: um estudo sobre as representações sociais nos dizeres de assentados do MST, em Viamão-RS. Cadernos de Estudos Sociais, v. 25, n. 1, p. 1-23, 2020.

MST. Agroecologia na Educação Básica: Questões Propositivas de Conteúdo e Metodologia. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2017.

______. Caderno de educação: Agroecologia, soberania alimentar e cooperação (coleção sempre é tempo de aprender), 2010.

______. Dossiê MST escola: documentos e estudos 1190-2001. Caderno de educação nº 13. Veranópolis: ITERRA, 2005.

______. Programa Agrário do MST: Texto em Construção para o VI Congresso Nacional. São Paulo: Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, 2013.

NODARI, Rubens Onofre; GUERRA, Miguel Pedro. A agroecologia: estratégias de pesquisa e valores. Estudos avançados, v. 29, n. 83, p. 183-207, 2015.

NOVAES, Henrique Tahan. Reestruturação do campo e o fetichismo da “revolução verde”. Revista Ciência do Trabalho, v. 5, n. 9, p. 15-28, 2017.

NOVAES, Henrique Tahan. et al. A economia política da “revolução verde”, a agroecologia e as escolas de agroecologia do MST. In: NOVAES, Henrique Tahan; MAZIN, Ângelo Diogo; SANTOS, Lais. (orgs.). Questão Agrária, cooperação e agroecologia. 3. ed. São Paulo: Outras Expressões, 2019. p. 191-210.

PALUDETO, Melina Casari. As diretrizes programáticas e a política educacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). 2018. 186 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2018.

PIRES, João Henrique Souza. Caminhos Alternativos: a proposta dos Cursos Técnicos de Agroecologia do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra do Paraná. Revista ORG & DEMO, Marília, v. 18, n. 2, p. 23-44, 2017.

______. Uma análise da proposta de formação técnica para o processo de transição agroecológica na escola “José Gomes da Silva”, MST - PR. 2016. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília, 2016.

SILVA, Cláudio Rodrigues da; DAL RI, Neusa Maria. Formação dos próprios educadores: um princípio educativo do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). EccoS – Revista Científica, São Paulo, n. 49, p. 1-17, e7581, 2019. DOI: https://doi.org/10.5585/EccoS.n49.7581.

SILVA, Cláudio Rodrigues da. Educação em movimentos sociais: princípios educativos comuns ao Movimento Zapatista e ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). 2019. 430 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília, 2019.

SILVA, Silvana Aparecida da; BALESTRIN, Nádia Luzia; BRANDENBURG, Alfio. A agroecologia como um projeto em construção no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST. Revista GeoPantanal, v. 13, n. 24, p. 69-84, 2018.
Publicado
2023-03-27
Seção
Artigos