NOTAS SOBRE FORMAÇÃO E TRADIÇÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE O ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NA PÓS-GRADUAÇÃO
Resumo
Considerando o estado atual dos processos formativos, sobremaneira institucionalizados e atravessados por elementos da indústria cultural, este artigo se propõe a problematizar o estágio de docência na pós-graduação apontando para os aspectos que o colocam, potencialmente, como um elemento de contraposição à lógica da semiformação. Abordando as contradições próprias dos conceitos de tradição, autoridade e experiência, busca-se neste artigo estabelecer os fundamentos que colocam o estágio de docência como um aliado importante de uma das condições fundamentais para a formação: a autonomia. O referencial teórico e metodológico é a Teoria Crítica da Sociedade, sobretudo os escritos de Theodor W. Adorno.
Referências
ADORNO, T. W. Teoria da Semicultura. Tradução de Newton Ramos-De-Oliveira; Bruno Pucci; Cláudia B. M. Abreu. Educação e Sociedade, Campinas, n. 56, p. 388-441, dez. 1996.
ADORNO, T. W. Dialética negativa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2009.
ADORNO, T. W. Sobre tradição. In: Sem diretriz: Parva Aesthetica. São Paulo: Editora UNESP, 2021. p. 71- 84.
ADORNO, T. W.; HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1985.
ADORNO, T. W.; MANN, T. Correspondencia 1943-1955. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2006.
REICH, W. Psicologia de massas do fascismo. Porto: Publicações Escorpião, 1933.
BOURDIEU, P. O campo científico. In: Pierre Bourdieu: sociologia / organizador [da coletânea] Renato Ortiz; [tradução de Paula Montero e Alícia Auzmendi] – São Paulo: Ática, 1983.
BOTTOMORE, T. DO PENSAMENTO MARXISTA, Dicionário. 2ª edição, Rio de Janeiro. Jorge Zahar Editor, 1988.
ENGELS, F. Sobre a autoridade (1873).
HORKHEIMER, M.; ADORNO, T. W.; CABRAL, A. Temas básicos da sociologia. São Paulo: Editora Cultrix, 1978.
HORKHEIMER, M. Teoria crítica: uma documentação. São Paulo: Perspectiva/Edusp, 2008.
MARCUSE, H. “Estudo sobre a autoridade e a família”. In: _____. Ideias sobre uma teoria crítica da sociedade. Rio de Janeiro, Zahar, 1972. p. 56-160.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).