NOTAS SOBRE FORMAÇÃO E TRADIÇÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE O ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NA PÓS-GRADUAÇÃO

Palavras-chave: Formação. Estágio de Docência. Semiformação. Tradição. Experiência.

Resumo

Considerando o estado atual dos processos formativos, sobremaneira institucionalizados e atravessados por elementos da indústria cultural, este artigo se propõe a problematizar o estágio de docência na pós-graduação apontando para os aspectos que o colocam, potencialmente, como um elemento de contraposição à lógica da semiformação. Abordando as contradições próprias dos conceitos de tradição, autoridade e experiência, busca-se neste artigo estabelecer os fundamentos que colocam o estágio de docência como um aliado importante de uma das condições fundamentais para a formação: a autonomia. O referencial teórico e metodológico é a Teoria Crítica da Sociedade, sobretudo os escritos de Theodor W. Adorno.

Biografia do Autor

Ivan Duarte Brochado, Universidade Federal de Jataí - UFJ

Mestrando em Educação pela Universidade Federal de Jataí. Universidade Federal de Jataí.

Cristiane Souza Borzuk, Universidade Federal de Jataí

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano com Estágio Pós-doutoral pela Universidade de São Paulo. Universidade Federal de Jataí. 

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Publicado
2022-09-28