A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NA PÓS-GRADUAÇÃO PARA A CONSTITUIÇÃO DO PROFESSOR DE ENSINO SUPERIOR: ALGUNS APONTAMENTOS

Palavras-chave: Estágio de Docência Universitária. Experiências. Formação Docente.

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar relatos de experiências no estágio de docência realizado em duas turmas do curso de Pedagogia, Unidade Acadêmica de Educação (UAEDU), da Universidade Federal de Jataí (UFJ), refletindo sobre as contribuições do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFJ) na formação para a docência universitária. Entende-se que o estágio de docência promove a articulação entre atividades de ensino e de pesquisa, favorecendo experiências formativas e potencializando ao estagiário assumir sua própria aprendizagem, bem como seu papel enquanto profissional da educação. Assim, atividades desenvolvidas no estágio de docência no ensino superior implicam uma compreensão e análise crítico-reflexiva de cada etapa da prática educativa. Foram realizados levantamentos bibliográficos que abordam a importância do estágio de docência para o desenvolvimento profissional docente, as aprendizagens que podem ser construídas e os desafios enfrentados pelos discentes dos cursos de pós-graduação. Como resultado, diante da pesquisa participante, compreende-se a importância do trabalho coletivo realizado, que colabora para se pensar em alternativas necessárias que devem ser promovidas no âmbito da pós-graduação stricto sensu em integração com o processo de ensino-aprendizagem na graduação, para efetiva mediação do “outro” mais experiente e conhecedor, para permitir aos atuais e futuros professores novas significações de suas práticas.

Biografia do Autor

Suélen Keiko Hara Takahama Costa, Universidade Federal de Jataí

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Jataí (UFJ), com bolsa Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG).

Eveline Borges Vilela Ribeiro, Universidade Federal de Jataí

Doutora em Química (UFG). Docente da Unidade Acadêmica de Ciências Exatas – Universidade Federal de Jataí. 

Rosely Ribeiro Lima, Universidade Federal de Jataí (UFJ)

Doutora em Educação (UFMT). Docente da Unidade Acadêmica de Educação – Universidade Federal de Jataí (UFJ). 

Josimar Juvenal, Secretaria de Educação do Estado de Goiás

Mestre em Química (UFJ). Professor da Secretaria de Educação do Estado de Goiás. 

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Publicado
2022-09-28