VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS DA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA EM UM PROGRAMA DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Palavras-chave: Educação. Estágio. Reflexões pedagógicas. Ensino Multidisciplinar. Produção do Conhecimento.

Resumo

Este texto aborda a temática Estágio Docente e experiências vivenciadas no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Jataí. A intervenção ocorreu no Curso de Pedagogia, disciplina Sociologia da Educação I e II, anos de 2020/2021, que abordava os clássicos da Sociologia na produção do conhecimento sobre criança e infância, problematizando o ensino crítico, reflexivo e o protagonismo em contraposição ao ensino acrítico e desmobilizador. O artigo debate a experiência no Estágio Docente, refletindo o fazer docente no Ensino Superior. Elenca aspectos da cultura como complementares aos conteúdos escolares, possibilitando debates, reflexões e consequentemente a mudança de mentalidade. A experiência docente teve por princípio problematizar a sociedade contemporânea e levar os estudantes à compreensão da abordagem inclusivista, considerando a formação e os saberes norteadores da docência no ensino superior. Os resultados são a valorização da docência no Ensino Superior e a permanência de profissionais formados no interior do estado.

Biografia do Autor

Laíse Souza Rezende , Universidade Federal de Jataí

Mestranda em Educação - Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Jataí – Goiás, Brasil. Bolsista FAPEG. 

Douglas Soares Freitas, Universidade Federal de Jataí

Mestre em Educação - Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Jataí – Goiás, Brasil. 

Suely dos Santos Silva , Universidade Federal de Jataí

Doutora em Educação (USP) - Docente da Unidade Acadêmica Especial de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Jataí – Goiás. 

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Publicado
2022-09-28