ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO: SABERES E CASOS DE ENSINO NO PROCESSO FORMATIVO DOCENTE

Palavras-chave: Estágio de Docência. Prática como Componente Curricular. Saberes Docentes. Casos de Ensino.

Resumo

O processo formativo docente tem apontado exigências de experiências acadêmicas coerentes para o processo formativo-identitário docente e a construção dos saberes necessários ao ensino. Portanto, este trabalho almeja apresentar reflexões sobre o estágio docente vivenciado por um pós-graduando de um Programa de Pós-Graduação em Educação desenvolvido na Prática como Componente Curricular (PCC) de um curso de Pedagogia de uma universidade pública do estado de Goiás. A PCC teve como objeto central a compreensão do conceito de saberes docentes e seus efeitos sobre a identidade e profissionalização docentes por meio da interlocução com os casos de ensino. Embasado na literatura disponível sobre esses temas, inicialmente, este estudo situa o lugar e as condições do estágio de docência, descreve as atividades e objetivos fazendo relação com o processo formativo docente e, finalmente, apresenta os resultados da análise deste movimento. Os resultados alcançados versam sobre i) o aprimoramento da autonomia e protagonismo do futuro professor, ii) reflexões sobre o significado dos saberes docentes que precisam ser ensinados e mobilizados e iii) articulação entre ensino e pesquisa para a validação de um ofício feito de saberes.

Biografia do Autor

Tácio Assis Barros, Universidade Federal de Jataí – Goiás

Mestrando em Educação - Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Jataí – Goiás, Brasil. Bolsista FAPEG. 

Camila Alberto Vicente de Oliveira, Universidade Federal de Goiás (REJ/UFG)

Doutora em Educação – Docente da Unidade Acadêmica Especial de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Jataí – Goiás. 

Kenia Adriana de Aquino, Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Rondonópolis – Mato Grosso

Doutora em Educação – Docente do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Rondonópolis – Mato Grosso. 

Referências

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Publicado
2022-09-28