REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SOBERANIA ALIMENTAR E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO: UM PANORAMA DAS PESQUISAS
Resumo
Objetiva-se, neste artigo, analisar e elaborar o panorama dos estudos a respeito das Representações Sociais, Soberania Alimentar e suas contribuições para a educação. Pensar sobre esses aspectos significa levantar um debate sobre a história e a memória do significado do acesso à terra e ao território, à infraestrutura, aos serviços, à educação, e à comunicação. O levantamento dos estudos - artigos, dissertações e teses - foi realizado utilizando duas bases de dados: o Catálogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que reúne as pesquisas de todos os Programas Nacionais de Pós-graduação Stricto Sensu, e a Scientific Electronic Library Online (SCIELO). Partindo da definição de forma sistemática de descritores, considerando-se os termos: representações sociais, soberania alimentar e escola rural, foram selecionados 23 estudos, dos quais a análise qualitativa revelou a importância dos trabalhos selecionados para a pesquisa em questão. Os trabalhos contextualizam o cenário das políticas públicas que envolvem a alimentação, principalmente na escola rural, fornecendo elementos, tanto teóricos, quanto políticos, para uma discussão que circula nas mídias e que, de alguma forma, atravessa os discursos dos atores diretamente envolvidos: os moradores, as famílias, os professores e a comunidade.
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