REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SOBERANIA ALIMENTAR E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO: UM PANORAMA DAS PESQUISAS

Palavras-chave: Representações sociais. Soberania Alimentar. Escola rural.

Resumo

Objetiva-se, neste artigo, analisar e elaborar o panorama dos estudos a respeito das Representações Sociais, Soberania Alimentar e suas contribuições para a educação. Pensar sobre esses aspectos significa levantar um debate sobre a história e a memória do significado do acesso à terra e ao território, à infraestrutura, aos serviços, à educação, e à comunicação. O levantamento dos estudos - artigos, dissertações e teses -  foi realizado utilizando duas bases de dados: o Catálogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que reúne as pesquisas de todos os Programas Nacionais de Pós-graduação Stricto Sensu, e a Scientific Electronic Library Online (SCIELO). Partindo da definição de forma sistemática de descritores, considerando-se os termos: representações sociais, soberania alimentar e escola rural, foram selecionados 23 estudos, dos quais a análise qualitativa revelou a importância dos trabalhos selecionados para a pesquisa em questão. Os trabalhos contextualizam o cenário das políticas públicas que envolvem a alimentação, principalmente na escola rural, fornecendo elementos, tanto teóricos, quanto políticos, para uma discussão que circula nas mídias e que, de alguma forma, atravessa os discursos dos atores diretamente envolvidos: os moradores, as famílias, os professores e a comunidade.

Biografia do Autor

Elaine Cristina Pereira da Silva, Universidade Estácio de Sá (UNESA)

Doutoranda em Educação (PPGE/UNESA), Mestre em Educação (UFF) e Graduada em História (UNIGRANRIO). Professora dos municípios de Duque de Caxias e Niterói, estado do Rio de Janeiro.

Patricia Ortiz Monteiro, Universidade Estácio de Sá (UNESA)

Doutora em Ciências Ambientais (UNITAU), Professora dos Programas de Pós-graduação em Educação e em Desenvolvimento Humano da Universidade de Taubaté e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá.

Referências

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Publicado
2024-02-21