REFLEXÕES SOBRE AS ATIVIDADES DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA ENQUANTO FERRAMENTAS PARA UM ENSINO DE SOCIOLOGIA CRÍTICO E HUMANIZADOR

Palavras-chave: Residência Pedagógica. Ensino de Sociologia. Estudantes Sujeitos.

Resumo

No cenário de desvalorização e precarização das condições de saúde e do ensino públicos no Brasil, o Programa de Residência Pedagógica em Sociologia, da UNESP-Marília, optou por resistir e dar continuidade às atividades em 2021 e 2022. O trabalho didático-pedagógico do programa, na formação de futuros profissionais da educação, pretendeu realizar uma prática de emancipação e conscientização de jovens estudantes. À vista disso, o presente relato de experiência objetiva refletir e analisar como a reelaboração do material do Currículo em Ação está associada a uma reinvenção do ensino de Sociologia. O método utilizado nessa pesquisa foi a revisão bibliográfica de artigos e obras, permeados pelo tema da educação e da Sociologia emancipadora. Concluiu-se que o programa resistiu e capacitou docentes comprometidos/as com um ensino crítico e humanizador. É nesse sentido que o ensinar Sociologia foi reinventado, ao garantir uma prática pedagógica de transformação na vida desses sujeitos.

Biografia do Autor

Beatriz Jorge Barreto, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Bacharela e Licenciada em Ciências Sociais pela UNESP/Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília. Pesquisadora do Laboratório Interdisciplinar de Estudos de Gênero (LIEG/UNESP).  Professora da educação básica e do Cursinho Popular Angela Davis (SP).

Referências

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Publicado
2023-02-27
Seção
Relatos de Experiência