FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO MARANHÃO ENTRE OS ANOS DE 1827-1946: DISCUSSÕES SOBRE O CONTEXTO DE IMPLANTAÇÃO DAS ESCOLAS NORMAIS

Palavras-chave: Formação de Professores. Escola Normal. Maranhão.

Resumo

No presente artigo, pretendemos apresentar o processo de criação das Escolas Normais, sobretudo no Maranhão. Essa discussão será realizada a partir da análise da análise da legislação vigente à época com dados sobre a formação docente. Trazemos discussões de autores como: Viveiros (1953) e Cabral (1984), Tanuri (2000) Ribeiro e Cruz (2012) e os estudos de Louro (2004) que se ateve ao processo de inserção feminina no exercício do magistério. Diante dos dados apontados, percebemos que, no período analisado, as escolas normais passaram por várias circunstâncias para se expandir e, sobretudo, para se consolidar, sendo alvos de políticas governamentais diversas e de propostas pedagógicas variadas.

 

Biografia do Autor

Mayra Silva dos Santos, Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)

Doutoranda na Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas (PPGFOPRED-UFMA). Professora da Educação Básica I. Participante e Pesquisadora do Grupo de Pesquisa "InFemis: Infância e Feminismos" da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR).

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Publicado
2023-02-27