DESCOBRINDO SENTIDOS NA PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO MARANHÃO
Resumo
Este artigo é um recorte de uma dissertação de mestrado que objetivou desenvolver uma intervenção nas aulas de língua inglesa de uma turma do 9º ano do ensino fundamental, em uma escola pública da cidade de Balsas, localizada no sul do estado do Maranhão. Através da produção de material didático de apoio pedagógico, buscou-se desenvolver ações que trouxessem elementos motivadores no processo de ensino aprendizagem. Mobilizamos para isso, estudos que abordam os desafios do ensino de língua inglesa na educação básica e aplicamos a proposta de intervenção. Para a produção de material didático tomamos como base os estudos de Tomlinson (2013), Ur (2012), Leffa (2007), entre outros. Ao tratarmos sobre o contexto de sala de aula de língua inglesa, utilizamos as considerações de Freire (1996) e Paiva (2009b), especialmente no que diz respeito à construção da autonomia. A metodologia seguiu os procedimentos da pesquisa-ação (THIOLENT, 2011) e a aplicação da sequência didática. Por fim, analisamos os resultados alcançados no que diz respeito ao melhoramento da motivação dos alunos nas aulas de língua inglesa, nas quais os materiais desenvolvidos foram utilizados, através da discussão dos dados obtidos.
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