A FESTA DA SANTA CRUZ DA BAIXA RASA: SOCIABILIDADE E AMBIÊNCIA NEGRA NO CRATO-CE

Palavras-chave: Sociabilidades e Ambiências Negras. Festa da Santa Cruz da Baixa Rasa.Crato-Ce.

Resumo

O objetivo principal deste trabalho foi analisar a Festa da Santa Cruz da Baixa Rasa como marca das sociabilidades e ambiências negras. A referida festa, é realizada todos os anos, no dia 25 de janeiro, no município do Crato-Ce, especificamente na comunidade rural da Baixa Rasa, interligando no mesmo espaço, fé e diversão. A análise da festa nos possibilitou reconhecer uma raiz filosófica Bantu africana, especialmente a raíz filosófica do Ntu. As filosofias Bantu buscam compreender a complexidade da vida sempre mediatizadas por um pensamento coletivo, de bem-estar comunitário, são portanto, filosofias de vida coletivas e implicam em valores civilizatórios como sociabilidade, comunitarismo, oralidade, coletividade, circularidade e respeito com a natureza. Tais valores se confluem e se configuram no tempo-espaço para forjar um patrimônio cultural essenciamente negro, a exemplo da Festa da Santa Cruz da Baixa Rasa.

Biografia do Autor

Meryelle Macedo da Silva, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutoranda em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, Ceará, Brasil. 

Rafael Ferreira da Silva , Universidade Regional do Cariri (URCA)

Graduado em Geografia pela Universidade Regional do Cariri (URCA), Crato, Ceará, Brasil. 

Henrique Cunha Junior , Universidade Federal do Ceará (UFC)

Pós-doutorado em Engenharia - Universidade Técnica de Berlin/Alemanha. Doutor pelo Instituto Politécnico de Lorraine - Nancy - França. Mestre em Historia (DEA) Faculdade de Letras de Nancy- França. Professor titular da Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, Ceará, Brasil. 

Referências

CUNHA JUNIOR, Henrique. Africanidade, afrodescendência e educação. Educação em debate, Fortaleza, Ano. 23, v.2, n. 42, p. 1-11, 2001. Disponível em: . Acesso em 20 jun. 2022.
CUNHA JUNIOR, Henrique. Lugar fora das ideias urbanísticas: população negra, bairros negros e a produção conceitual das cidades. In: Simpósio Nacional sobre Democracia e Desigualdades 3 ., 2016, Brasília. Anais eletrônicos... Texto de apresentação do III Simpósio Nacional sobre Democracia e Desigualdades. Disponível em: . Acesso em: 11 abr. 2022.
CUNHA JUNIOR, Henrique. NTU: introdução ao pensamento filosófico bantu. Educação em Debate. v. 1, n. 59, 2010.

CUNHA JUNIOR, Henrique. Tecnologia africana na formação brasileira. Rio de Janeiro: CEAP, 2010.
EHRET, Christopher. O interior da África Oriental. In: História geral da África, III: África do século VII ao XI. Brasília: UNESCO, 2010. p. 721-777.

MACHADO, Adilbênia Freire. Linguagem e identidade africana / afro-brasileira. Fólio-Revista de Letras, v.3, n.2, p.201-219, Vitória da Conquista, jul/dez, 2011. Disponível em: . Acesso em 20 jun. 2022.

NUNES, Cicera. Os Congos de Milagres e africanidades na educação do Cariri cearense. 148f. 2010. Tese (Doutorado em Educação Brasileira). Programa de Pós-Graduação em Educação-Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, 2010.

OCHIENG, W. R. O interior da África do Leste: os povos do Quênia e da Tanzânia.(1500­‑1800). In: História geral da África, V: África do século XVI ao XVIII. Brasília : UNESCO, 2010.p. 975-1001.

QUERINO, Manuel. O colono preto como fator da civilização brasileira. Bahia: Imprensa Oficial do Estado, 1918.

Sales, Ana Cristina de. Narrativas sobre o culto à cruz da Baixa Rasa em Crato/CE: sensibilidades mimetizadas. 2014. 151f. Dissertação (Mestrado em História)-Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, 2014. Campina Grande (PB), 2014.

SANTOS, Ana Paula dos. Educação escolar quilombola no Cariri Cearense: africanização da escola a partir de pedagogias de quilombo. 2018. 218f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza (CE), 2018.

SILVA, Meryelle Macedo da. Patrimônio Arquitetônico Afrocratense: implicações educativas. 2019. 114f. Dissertação (Mestrado em Educação) Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Regional do Cariri-URCA. Crato, 2019.

SILVA, Meryelle Macedo da; CUNHA JUNIOR, Henrique. Bairros negros, patrimônios culturais negros e educação. In: Educação e políticas públicas: a escola como centro formador do sujeito social. SILVA,Cristiana Barcelos da, MELLO,Roger Goulart . Rio de Janeiro, RJ: ePublicar, 2022. p. 260-272.

SUTTON, J. E. G. A África oriental antes do século VII. In: História geral da África, II: África antiga. 2.ed. rev. Brasília : UNESCO, 2010. p. 627-655.
Publicado
2022-10-25