SAÚDE MENTAL DE MULHERES CUIDADORAS INFORMAIS SOB A ÓTICA DE PSICÓLOGOS DO NÚCLEO AMPLIADO DE SAÚDE DA FAMÍLIA E ATENÇÃO BÁSICA

  • Laís Orana Vieira Rodrigues da Silva Secretaria Municipal de Saúde de Jaboatão dos Guararapes (SES/PE)
  • Vanessa Maria Rigaud Peixoto dos Santos Umbelino Mutuar - Núcleo de Psicologia Gestáltica
  • Sayonara da Silva Soares Prefeitura Municipal de Jaboatão dos Guararapes
Palavras-chave: Cuidadoras Informais. Sobrecarga e Sofrimento Psíquico. NASF-AB.

Resumo

É considerado cuidador informal aquele que sem formação profissional presta cuidado e suporte a alguém que possui limitações tanto no autocuidado como nas atividades de vida diária, devido a questões de saúde física e/ou mental. Nesse contexto, a sobrecarga do cuidador descreve uma experiência de alterações negativas no cotidiano relacionadas ao processo de cuidado, novos hábitos e maior responsabilidade. Diante disso, a pesquisa teve como objetivo compreender a qualidade da saúde mental de mulheres cuidadoras informais a partir da perspectiva de psicólogos do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica. Para a produção de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os psicólogos das equipes (NASF-AB) do município. A análise das informações foi feita com base na teoria da Análise de Conteúdo, proposta por Bardin.

Biografia do Autor

Laís Orana Vieira Rodrigues da Silva, Secretaria Municipal de Saúde de Jaboatão dos Guararapes (SES/PE)

Especialista em Saúde da Família e Atenção Básica pelo município do Jaboatão dos Guararapes (SES/PE). Pós-Graduada em educação profissional e tecnológica, pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Graduada em Psicologia (FAFIRE). Atualmente é psicóloga na Secretaria Executiva de Direitos Humanos, Família e Política sobre Drogas, no município de Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco, Brasil.

Vanessa Maria Rigaud Peixoto dos Santos Umbelino, Mutuar - Núcleo de Psicologia Gestáltica

Mestra em Psicologia (UFPE). Graduação em Psicologia, (UFPE). Atualmente, participa como psicoterapeuta do Programa de Acessibilidade à Psicoterapia (PAPSI), desenvolvido e organizado pelo Mutuar- Núcleo de Psicologia Gestáltica e é Psicóloga do Hospital Ermírio Coutinho - Nazaré da Mata, Pernambuco, Brasil.

Sayonara da Silva Soares, Prefeitura Municipal de Jaboatão dos Guararapes

Mestra em Psicologia (UFPE). Graduação em Psicologia (UFPE). Atualmente é Psicóloga do Núcleo Ampliado de Saúde da Família, Prefeitura Municipal de Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco, Brasil.

Referências

ALVES, D. S. Integralidade nas políticas de saúde mental. In: PINHEIRO, R.; MATTOS, R. A. Os sentidos da integralidade na atenção e no cuidado à saúde. Rio de Janeiro: Cepesc, 2001. p. 171-180.
BARDIN, L. L. ’Analyse de contenu. Editora: Presses Universitaires de France, 1977. Análise de conteúdo. SP: Edições, v. 70, 2011.
PINHEIRO BEZERRA, ITALLA MARIA; ESPOSITO SORPRESO, ISABEL CRISTINA. Conceitos de saúde e movimentos de promoção da saúde em busca da reorientação de práticas. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano, v. 26, n. 1, 2016.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de Atenção à Saúde. Saúde Mental. Cadernos de Atenção Básica, nº 34. 2014.
Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Núcleo de Apoio à Saúde da Família. Cadernos de Atenção Básica, n. 39. 2014.
BRASIL. Portaria 2436, de 21 de setembro de 2017. Disponível em: http://bvms.saude.govbr/saudelegis/gm/2017/prt2436 22 09 2017 html. Acesso em: 01 de dez de 2019.
CARDOSO, Lucilene et al. Perspectivas atuais sobre a sobrecarga do cuidador em saúde mental. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 46, p. 513-517, 2012.
FONSECA, Tânia Sofia Borges. Sobrecarga, depressão e generatividade em mulheres cuidadoras informais. 2010. Tese de Doutorado.
FRANCO, T. B. As redes na micropolítica do processo de trabalho em saúde. In: PINHEIRO, R.; MATTOS, R. A. (Org.). Gestão em Redes: práticas de avaliação, formação e participação na saúde. Rio de Janeiro: Cepesc, 2006. p. 459-474.
GARBACCIO, Juliana Ladeira; TONACO, Luís Antônio Batista. Características e Dificuldades do Cuidador informal na Assistência ao Idoso. Rev. pesqui. cuid. fundam. (Online), p. 680-686, 2019. Disponível: www.seer.unirio.br/index.php/cuidadofundamental/article/view/6655/pdf. Acesso em: 26 de maio de 2022.

MARTINS, Cristina Araújo; ABREU, Wilson Jorge Correia Pinto de; FIGUEIREDO, Maria do Céu Aguiar Barbieri de. Tornar-se pai e mãe: um papel socialmente construído. Rev. Enf. Ref., Coimbra, v. serIV, n. 2, p. 121-131, jun. 2014.
OLIVEIRA, Isabel Fernandes de et al. A atuação dos psicólogos nos NASF: Desafios e Perspectivas na Atenção Básica. Temas em psicologia. Ribeirão Preto, v. 25, n. 1, p. 291-304, mar. 2017.
Prefeitura Municipal de Jaboatão dos Guararapes. Rede de atenção e serviços de saúde de Jaboatão dos Guararapes. PERNAMBUCO, Jaboatão dos Guararapes. 2019.
RIBEIRO, S. L; LUZIO, C. A. As diretrizes curriculares e a formação do psicólogo para a saúde mental. Psicol. rev. (Belo Horizonte), Belo Horizonte, v.14, n.2, p.203-220, dez. 2008.
SILVA, Mariana Cristina Lobato dos Santos Ribeiro; SILVA, Lucía; BOUSSO, Regina Szylit. A abordagem à família na Estratégia Saúde da Família: uma revisão integrativa da literatura. Rev. esc. enferm. USP, São Paulo, v. 45, n.5, p. 1250-1255, outubro de 2011.
Publicado
2024-02-21