ENTRE AS VIOLÊNCIAS DA CONTEMPORANEIDADE, A INTOLERÂNCIA

  • Rodrigo Barbosa e Silva Universidade Estadual do Tocantins - Unitins
  • Vida Kamila Pinheiro da Conceição Universidade Federal do Tocantins

Resumo

A sociedade brasileira é a base para as reflexões a respeito da intolerância. Tendo a percepção e clareza das condições extremas da vida social que vivenciamos, nota-se o quanto determinados indivíduos ou grupos sociais são taxados como não iguais, inferiores, numa nítida alusão preconceituosa. Mesmo no século XXI, apesar de inúmeros avanços na ciência e na tecnológica, vemos o quanto o mundo ainda precisa evoluir no que diz respeito à convivência com as diferenças, principalmente nos eixos étnicos e culturais. Objetivando formular algumas aproximações dos impactos das contradições sociais da contemporaneidade para a formação da cidadania, destacamos a necessidade da tolerância e dos direitos humanos na contextualização processual e permanente da dignidade da vida humana.

Biografia do Autor

Rodrigo Barbosa e Silva, Universidade Estadual do Tocantins - Unitins

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Marília (1999), mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (2003) e doutorado em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2012). Atualmente é professor do Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA) e professor da Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS), onde coordena o Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos e é líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Cultura e Transversalidade. Pesquisa temáticas da contemporaneidade, educação, mídias, violência e cárcere Tem experiência na área de Educação e Comunicação.

Vida Kamila Pinheiro da Conceição, Universidade Federal do Tocantins

Atualmente é assistente administrativo na Universidade Estadual do Tocantins, atua como secretária do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos - CEP/UNITINS. Graduanda do curso de Direito da Universidade Federal do Tocantins - UFT. 

Publicado
2018-07-04