OBRAS LITERÁRIAS E SUAS INFLUÊNCIAS: O LADO PSICOEMOCIONAL E O FATOR HUMANIZADOR DO SUJEITO LEITOR
Resumo
Este trabalho propõe algumas discussões acerca da interação psicoemocional que a literatura, por meio da leitura, é capaz de promover nos sujeitos leitores. Surgem propostas com base em obras literárias capazes de evidenciar esse aspecto psicoemocional em decorrência de acontecimentos históricos no mundo, como o holocausto em Auschwitz. O objetivo é poder compreender essa forma psicoemocional da literatura agir ou gerar o caráter humanizado naqueles sujeitos que dela se apropriam numa perspectiva de profunda relação. O aporte teórico que direciona essa composição está amparado por Antonio Candido (2011) e Todorov (2009). Entendemos que esses leitores ao terem o contato com as histórias dos personagens relatados nessas obras aprendem a se colocar no lugar do outro, refletem sobre as mazelas sociais, e estimulam a humanização desde que suas subjetividades estejam alinhadas e amparadas por uma doação emocional e cuja alteridade venha preencher essa disposição entre o real e o fictício literário.
Referências
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: CANDIDO, Antonio. Vários Escritos. 5. ed. São Paulo: Duas Cidades, 2011. Cap. 8. p. 170-191.
BARTHES, Roland. O prazer do texto. São Paulo: Editora Perspectiva S. A. 1987.
GALO, Regina Aranda da Cruz. Dos Livros para os Quadrinhos: as Quadrinizações de Obras Literárias na Sala de Aula. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, Londrina, v. 11, n. 2, p. 33-31, out. 2010.
HUNT, Lynn. A invenção dos direitos humanos: uma história. Curitiba: A Página, 2012. 285 p. Rosaura Eichenberg.
NERES, Gregory Oliveira. As adaptações literárias de clássicos para jovens leitores: o caso da editora abril. 2014. 91 f. Monografia (Especialização) - Curso de Comunicação Social, Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Rio de Janeiro: Difel, 2009. 96 p Traduzido por Caio Moreira)
STOWE, Harriet Beecher. Uncle tom’s cabin; or, Life Among the Lowly. Ontario: Broadview Editions, 2009. 628 p. Edited by Christopher G. Diller.
SANTOS, Rosemary Conceição dos; SANTOS, João Camilo dos; SILVA, José Aparecido da. Psicologia da Literatura e Psicologia na Literatura. Trends In Psychology / Temas em Psicologia, Ribeirão Preto, v. 26, p. 767-780, jun. 2018.
STOWE, Harriet Beecher. Uncle tom’s cabin; or, Life Among the Lowly. Ontario: Broadview Editions, 2009. 628 p. Edited by Christopher G. Diller.
VILLELA, Felipe Stiebler Leite. Psicologia e literatura: a eperiência literária na formação do psicológo. Tese (Doutorado) - Curso de Psicologia, Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).