NARRATIVAS DE PROFESSORES DE INGLÊS SOBRE O INTERCÂMBIO INTERNACIONAL COMO UM ACONTECIMENTO DE EXPERIÊNCIA

Palavras-chave: Narrativas de Experiências. Formação Continuada no Exterior. Professor de Inglês.

Resumo

Este estudo desenvolveu-se no campo da narrativa experiencial de professores de inglês. Objetivou-se analisar as experiências formadoras dos docentes durante sua estada no exterior para um curso de imersão em língua inglesa. A pesquisa teve por objeto de estudo a narrativa dos docentes e como corpus os relatos orais de cinco participantes. Optou-se pela metodologia da História Oral e a entrevista para a geração de dados. Os resultados evidenciam que os espaços fora da sala de aula nos quais os docentes usaram a Língua Inglesa foram os que mais contribuíram para o desenvolvimento da competência pragmática, potencializando a identidade docente de usuário de língua estrangeira.

Biografia do Autor

Edna Sousa Cruz, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão-UEMASUL

Doutora em Letras (UFT). Docente do Programa de Pós-Graduação PPGLe- Mestrado em Letras e da Graduação em Letras Inglês, da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL.

Referências

ANDRADE-SILVA. Camila M. A (trans)formação contínua, o professor reflexivo e sua (re)significação identitária. 2014. 130 f. Dissertação (mestrado em Línguas Estrangeiras e Tradução) — Universidade de Brasília, 2014.

BAGHIN-SPINELLI, Débora Cristina. Ser professor (brasileiro) de Língua Inglesa: um estudo dos processos identitários nas práticas de ensino. 2002. 146 fl. Tese (doutorado em Linguística) — Instituto de Ciências da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, 2002.

BRASIL. Brasil–Estados Unidos — acordo para financiamento de atividades educacionais. Concluído no Rio de Janeiro, por troa de notas de 5 e 19 de outubro de 1966.

CANDAU, Joel. Memória e identidade. São Paulo: Contexto, 2011.

CELANI, Maria Antonieta. A. Ensino de línguas estrangeiras: ocupação ou profissão? In: LEFFA, Vilson. J.(Org). O professor de línguas estrangeiras: construindo a profissão. [2.ed., Pelotas: EDUCAT, 2008.

CELANI, Maria Antonieta A. Concepções de linguagem de professores de inglês e suas práticas em sala de aula. In: (Org.). Reflexões e ações (trans)formadoras no ensino-aprendizagem de inglês. Campinas: Mercado de Letras, 2010, p. 129-140.

CLANDININ, D. Jean; CONELLY, F. Michael. Pesquisa narrativa: experiências e história na pesquisa qualitativa. Tradução: Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEL/UFU. Uberlândia: EDUFU, 2011.

CRUVINEL, Roberta. C. Professores de Língua Inglesa de escolas públicas brasileiras em um programa de formação continuada nos EUA: um estudo de caso. 2016. 210 f.Tese (doutoramento em Letras e Linguística) — Universidade Federal de Goiás, Goiânia.

DEWEY, John. Experiência e Educação. 2 Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

FULBRIGHT BRASIL. A Fulbright nos EUA, no Brasil e no mundo. Disponível em: <http://fulbright.org.br/comissao/>. Acesso em: 14 jan. 2020.

JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.

LAROSSA, Jorge B. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 20–28, jan./fev./mar./abr. 2002.

LEFFA, Vilson. J. Criação de bodes, carnavalização e cumplicidade. Considerações sobre o fracasso da LE na escola pública. In: LIMA, Diógenes Cândido (Org.). Inglês em escola pública não funciona? Uma questão, múltiplos olhares. São Paulo: Parábola, 2011. p.15-33.

LEFFA, Vilson J. O professor de línguas estrangeiras: construindo a profissão. [organizado por] Vilson J. Leffa Pelotas Educat 2008, p. 353-376.

MÁRQUEZ, Gabriel. G. Viver para contar. Rio de Janeiro: Record, 2014.

NÓVOA, António. Os professores e as histórias da sua vida. In: (Coord.). Vidas de professores. Porto: Porto editora, 1992, p. 11–30.

ORLANDI, Eni. P. Cidade dos sentidos. Campinas: Pontes, 2004.

PINEAU, Gaston. A autoformação no decurso da vida: entre hetero e a ecoformação. In: NÓVOA, António; FINGER, Matthias (Org.). O método (auto)biográfico e a formação. Lisboa: Ministério da Saúde, 1988. p. 65-77.

RAMOS, Rosane Karl. O processo de internacionalização na formação continuada: o Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores – PDPP. 2018. 281f. Tese (Doutorado em educação) Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.2018.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 14 . Ed. Petrópolis: Vozes, 2012.

THOMPSON, Paul. A voz do passado: história oral. Tradução Lólio Lourenço de Oliveira. Rio do Janeiro: Paz e Terra, 1998.

TOSCANO, Daniella. M. B. Diplomacia Pública, Soft Power e Influência dos Estados Unidos no Brasil: o Programa Fulbright e a Cooperação Educacional (1957-2010). 2017. 320f. Tese (doutoramento em Relações Internacionais) - Universidade de Brasília, Brasília –DF, 2017.

TOTA, Antônio. P. O Amigo americano: Nelson Rockfeller e o Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.

Publicado
2022-08-09