ENSINO, PROPRIEDADE INTELECTUAL E INOVAÇÃO: DIFUSÃO NOS PROGRAMAS STRICTO SENSU DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Palavras-chave: Propriedade Intelectual. Inovação. Pós-graduação.

Resumo

O artigo analisa a disseminação do ensino da Propriedade Intelectual (PI) e da inovação nos programas de pós-graduação stricto sensu da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Trata-se de uma abordagem quali-quantitativa, de caráter descritivo e exploratório, baseada na análise da literatura correspondente ao tema e em pesquisa documental. Os dados foram coletados através do site oficial da Instituição, do diretório dos grupos de pesquisa do CNPq e da plataforma Sucupira, sendo posteriormente organizados em planilhas do software ExcelÒ, possibilitando a análise descritiva das informações. Os resultados apontam que os programas de mestrado e doutorado necessitam de estratégias voltadas para uma maior difusão do ensino da PI e da inovação na Instituição, bem como um estímulo à formação de grupos de pesquisas nessas áreas, em especial na linha de pesquisa relacionada à PI.

Biografia do Autor

Izabela Souza da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)

Doutoranda em Ciência da Propriedade Intelectual (PPGPI/UFS). Instituição de atuação: Universidade Federal de Sergipe (UFS) – Aracaju/SE – Brasil. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Propriedade Intelectual (PPGPI).

Ana Karla de Souza Abud, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)

Doutora em Engenharia Química (COPPE/UFRJ). Instituição de atuação: Universidade Federal de Sergipe (UFS) – Aracaju/SE – Brasil. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Propriedade Intelectual (PPGPI).

Maria Goretti Fernandes, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutora em Ciências da Saúde (UFRN). Instituição de atuação: Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Curitiba – PR. Departamento de Prevenção e Reabilitação em Fisioterapia da Universidade Federal do Paraná (DPRF/UFPR).

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Publicado
2023-03-27
Seção
Artigos