SILÊNCIOS E POESIA EM PEQUENA COREOGRAFIA DO ADEUS, DE ALINE BEI

  • Brenda Letícia Guimarães Marinossi Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Palavras-chave: Dor; Silêncio; Poesia.

Resumo

O presente trabalho tem como corpus de análise o romance Pequena coreografia do adeus (2021), de Aline Bei. Nele, pretendemos analisar a trajetória da protagonista Júlia, que é permeada por conflitos como relações humanas fragilizadas e desgastadas, laços familiares rompidos, ambiente cercado pela agressividade materna, infância solitária, maus tratos, violência física e psicológica. A dor é, nesse sentido, materializada pelo silêncio, mesclando a arte e profundidade da poesia.  Para tanto, este artigo terá como base teórica os estudos sobre silêncio e poesia, com pesquisadores/as como Orlandi (1997), Goulart (1990) e Shelley (2008), entre outros.

Biografia do Autor

Brenda Letícia Guimarães Marinossi, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Graduada em Letras (pela UNESPAR), Especialista em Língua Portuguesa e Literatura e Educação Especial e Inclusiva (pela FCE). Atualmente é professora na rede básica de ensino. 

Referências

BEI, Aline. Pequena coreografia do adeus. 1 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2021.

GOULART, Rosa Maria. Romance lírico: O percurso de Vergílio Ferreira. Lisboa: Bertrand, 1990.

MOISES, Massaud. A criação poética. São Paulo: Melhoramentos, Ed. da Universidade de São Paulo, 1977.

ORLANDI, Eni Puccinelli. As formas do silêncio no movimento dos sentidos. Campinas: Unicamp, 1997.

SHELLEY, Percy. Uma defesa da poesia e outros ensaios. Tradução de Fabio Cyrino e Marcella Furtado. Landmark, 2008.
Publicado
2023-03-27
Seção
Artigos