NOVAS PRÁTICAS DE LINGUAGEM NO CENÁRIO CONTEMPORÂNEO: CONTRIBUIÇÕES LINGUÍSTICAS E REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DO PORTUGUÊS BRASILEIRO

Palavras-chave: Discurso. Léxico. Linguística. Ensino.

Resumo

Propõe-se neste trabalho uma discussão sobre as novas práticas de linguagem no cenário contemporâneo para uma reflexão sobre o léxico e o ensino do português brasileiro. Essa discussão fundamenta-se em teorias linguísticas sobre lexicologia e em estudos do discurso para se refletir sobre as políticas linguísticas e sobre o discurso político-educacional para o ensino da língua portuguesa do Brasil. Este estudo tem como objetivos, apresentar contribuições linguísticas de lexicologia e terminologia, bem como do discurso para discutir novas práticas de linguagem e sua dinamicidade; e descrever discursos político-educacionais de ensino do português brasileiro. Para esta discussão, a metodologia é a de uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, sobre teorias linguísticas e um estudo do discurso político-educacional quanto às novas práticas de linguagem e considerações teóricas sobre o léxico.  

Biografia do Autor

Rosália Maria Netto Prados, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS)

Doutora em Semiótica e Linguística Geral pela Universidade de São Paulo (USP); Pós-doutorado em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes (ECA-USP); Professora e Pesquisadora na Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa, no curso de mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), São Paulo.

Rodrigo Avella Ramirez, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS)

Doutor em Educação, Artes e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie-SP (UPM); Professor e Pesquisador na Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa, no curso de mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), São Paulo.

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Publicado
2024-01-15