TRANSPARÊNCIA ATIVA NAS INSTITUIÇÕES DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA REGIÃO NORTE BRASILEIRA
Resumo
O direito de acesso à informação vem sendo cada vez mais debatido devido a procura por transparência e participação democrática. Portanto, esta pesquisa analisa o atendimento às legislações de acesso à informação, por meio do mecanismo de transparência ativa dos portais das Instituições da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Região Norte. Este trabalho é classificado quanto aos objetivos como descritivo e exploratório, com relação à sua natureza é quantitativa e qualitativa, e quanto aos procedimentos técnicos é uma pesquisa documental. Os dados foram coletados por meio da técnica de observação sistemática com o apoio de uma tabela de navegação orientada, elaborada pelo autor. Os resultados apontam que de acordo com a média obtida pelo conjunto das instituições analisadas, o atendimento completo ocorre em apenas 51% do que foi observado, em 33% o atendimento se dá de forma parcial, e em 16% as entidades não atendem à legislação.
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