EDITORIAL

Resumo

A proposta deste dossiê origina-se de curiosidades, compromissos e lutas. Deve-se à proximidade dos 20 anos de sanção da Lei nº 10.639/03 e à pertinência de avaliar o desenvolvimento da política afirmativa para equidade racial a partir da Educação e do Ensino de História. Ajuda-nos a identificar processos de reestruturação social impulsionados pela expansão e interiorização das universidades públicas, fato que alterou projetos sociais, profissionais, políticos, econômicos, científicos e culturais do Brasil no início do século XXI. Resulta também do enfretamento ao crescimento da direita radical cujas práticas autoritárias criminalizam os movimentos e as pautas sociais e desmontam políticas públicas para a equidade social e racial desde o Golpe de Estado ocorrido em 2016 até o governo Bolsonaro.

Biografia do Autor

Gustavo Manoel da Silva Gomes , Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL (2020). Mestre em História Social da Cultura Regional pela UFRPE (2013). Especialista em História e Cultura Afro-brasileira pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP - 2011). Graduado em Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco UFRPE (2009). Professor Adjunto do curso de Licenciatura em História da Universidade Federal de Alagoas (UFAL/Campus Sertão). Coordenou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID-História (2014-2016). É Diretor do Equipamento Cultural da UFAL Grupo de Cultura Negra do Sertão Abí Axé Egbé. É professor Colaborador do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), atuando na linha de pesquisa: Linguagens e Narrativas Históricas: produção e difusão. Atua nos seguintes temas: Ensino de História, Cultura Afro-Brasileira, Saberes Docentes, Narrativas, Histórias de Vida, Experiência, Formação de Professores, Materiais, Metodologias e Prática de Ensino, História Local, História e Linguagem e, Análise do Discurso.

Martha Rosa Figueira Queiroz , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutora em História pela Universidade de Brasília – UnB (2010). Mestre em História pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE (1999). Graduada em História pela UFPE (1993). Professora Adjunta do Colegiado de História da Universidade Federal do Recôncavo d Bahia (UFRB/Campus Cachoeira). Professora do Mestrado Profissional em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas/UFRB, atuando na linha de pesquisa: Ensino de História, Educação Inter-Étnica e Movimentos Sociais. Líder do ARÒYÉ. Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação para as Relações Étnico-raciais, Educação Patrimonial e Ensino de História. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Ensino de História, Estágio Supervisionado em História, Educação e Relações Raciais, Políticas Culturais, Imprensa Negra, Educação Patrimonial e Movimentos Negros. Coordenadora do site NEGRITOS.com.br e do Coletivo de Mulheres Percussionistas Yakurinxirê (UFRB).

Referências

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Publicado
2022-05-12