MEMORIAL DOS ANCESTRAIS: UM ESPAÇO DE MEMÓRIA
Resumo
O objetivo deste artigo é registrar o desenvolvimento de um trabalho de intervenção pedagógica realizado no Memorial dos Ancestrais, instaurado no Terreiro do Caboclo Guarani de Oxóssi na cidade de Cachoeira no Recôncavo Baiano, buscando compreender o processo de constituição desse espaço de memória, fundado por Mãe Madalena. A pesquisa, tipo intervenção pedagógica (Damiani), se utilizou das técnicas de entrevista, análise documental e bibliográfica. No campo teórico, destacamos o suporte advindo das leituras sobre memória (Pollack); lugar de memória (Nora); patrimônio cultural afro-brasileiro (Lima, Serra, Abreu, Sant’Ana); Candomblé e resistencia (Santos, Queiroz); Memorial (Vieira, Barcellos, Jesus e Santos Junior); Ancestralidade (Oliveira). Como fruto de uma provacação germinada em um programa de extensão, as conexõess entre História, Museologia e Educação Patrimonial guiaram todo o desenvolvimento do trabalho, que implicou em ações de levantamento do acervo e respectiva higienização e reorganização do mesmo. Como resultados, ressaltamos a importância de pensar o candomblé como religião, cultura, resistência e patrimônio, com potencial para um ensino de história crítico; a utilização da educação patrimonial na implementação da lei 10.639/2003 e o Memorial como estimulador de debates acerca da intolerância religiosa que recai sob as religioes de matrizes africanas e afro-brasileiras. Mais ainda, conceber o Memorial dos Ancestrais como uma expressão do cuidado da comunidade negra, tão bem representada pela Mae Madalena, com o registro, guarda e dinamização das memórias negras do Recôncavo.
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