TRABALHO PEDAGÓGICO NO CONTEXTO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARTICIPATIVO DA UNEMAT (2015-2025)

Palavras-chave: Educação Superior. Trabalho Pedagógico. Planejamento Estratégico Participativo.

Resumo

Neste artigo, tem-se o objetivo de compreender o modo com que é organizado o planejamento institucional do trabalho pedagógico na Educação Superior, na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), analisando-se o documento denominado Planejamento Estratégico Participativo – PEP (2015-2025). Neste estudo, de abordagem qualitativa, e com inserção da pesquisa documental, conceitua-se o termo trabalho, inserindo-o na dimensão do trabalho pedagógico, relacionado a peculiaridades do PEP (2015-2025). Conclui-se que o planejamento do trabalho pedagógico, na UNEMAT, marca o empenho de um coletivo de profissionais em resgatar a característica de autonomia dessa Instituição da Educação Superior, visando seu compromisso e função social com a formação profissional e a produção do conhecimento científico.

Biografia do Autor

José Humberto Veríssimo Zuchetti, Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT)

Professor da Educação Básica lotado na SEDUC/MT. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGEdu – da Universidade do Estado do Mato Grosso – UNEMAT, na linha de Pesquisa: Formação de Professores, Políticas e Práticas Pedagógicas. Membro Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação e Docência – GFORDOC. 

Loriége Pessoa Bitencourt , Universidade do Estado da Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT)

Professora Adjunta VI da Universidade do Estado da Universidade do Estado do Mato Grosso – UNEMAT, lotada na Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológica – FACET, Campus “Jane Vanini” – Cáceres. Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE, UFRGS na linha de pesquisa -  Universidade: teoria e prática. Docente Credenciada no quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGEdu/UNEMAT, na linha de Pesquisa: Formação de Professores, Políticas e Práticas Pedagógicas e na Rede Amazônica de Ensino de Ciências e Matemática – REAMEC, na linha de pesquisa: Formação de Professores. Pesquisadora Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação e Docência – GFORDOC e Pesquisadora membro do Grupo de Estudos sobre Universidade – GEU/UFMT/UNEMAT. Diretora Regional da Sociedade Brasileira de Educação Matemática do Mato Grosso – SBEM/MT.

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Publicado
2022-05-17