TRABALHO PEDAGÓGICO NO CONTEXTO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARTICIPATIVO DA UNEMAT (2015-2025)
Resumo
Neste artigo, tem-se o objetivo de compreender o modo com que é organizado o planejamento institucional do trabalho pedagógico na Educação Superior, na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), analisando-se o documento denominado Planejamento Estratégico Participativo – PEP (2015-2025). Neste estudo, de abordagem qualitativa, e com inserção da pesquisa documental, conceitua-se o termo trabalho, inserindo-o na dimensão do trabalho pedagógico, relacionado a peculiaridades do PEP (2015-2025). Conclui-se que o planejamento do trabalho pedagógico, na UNEMAT, marca o empenho de um coletivo de profissionais em resgatar a característica de autonomia dessa Instituição da Educação Superior, visando seu compromisso e função social com a formação profissional e a produção do conhecimento científico.
Referências
BAPTISTA, Myrian Veras. O planejamento estratégico na prática profissional cotidiana. In: Serviço Social e Sociedade. no. 47, p-110-119, abr., 1995.
BRASIL, Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996. Disponibilidade em:
CARNEIRO, Moacir Alves. LDB fácil: leitura crítico-compreensiva artigo a artigo. 24. Ed.: Rio de Janeiro: Vozes, 2018.
FREITAS, Luiz Carlos de. de. Crítica da Organização do Trabalho Pedagógico e da Didática. Campinas: Papirus, 1995.
FUSARI, José Cherchi. Planejamento do trabalho pedagógico: algumas indagações e tentativas de respostas. Série Ideias no. 8. São Paulo: FDE, 1998. p. 44-53. Disponibilidade em:
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2007.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2013.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão escolar: teoria e prática. 4. ed. Goiânia: Editora alternativa, 2001.
LÜCK, Heloísa. A aplicação do planejamento estratégico na escola. In: Revista Gestão em Rede, no. 19, p. 8 – 13, abril, 2000.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2 ed. Rio de Janeiro: E.P.U, 2017.
MACHADO, Ilma Ferreira. Organização do trabalho pedagógico em uma escola do MST e a perspectiva de formação omnilateral. Campinas: Editora RG, 2010.
MACHADO, Ilma Ferreira. Um projeto Político-Pedagógico para a escola do campo. In: Cadernos de Pesquisa Pensamento Educacional, n.8, vol.4, jul.-dez. 2009.
MACHADO, Ilma Ferreira. Universidade, trabalho docente e mudanças no mundo do trabalho. In: LEITE, Denise; LIMA, Elizeth Gonzaga dos Santos. (Orgs.) Conhecimento, avaliação e redes de colaboração: produção e produtividade na universidade. Porto Alegre: Sulina, 2012.
MANACORDA, Mario Alighiero. Marx e a Pedagogia Moderna. São Paulo: editora Alínea, 2007.
OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis, Vozes, 2007.
PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa. das Graças C. Docência no Ensino Superior. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2005.
PISTRAK, Moisey Mikhaylovich. Fundamentos da Escola do Trabalho. São Paulo: Expressão Popular, 2002.
SGUISSARDI, Valdemar. O modelo de expansão da educação superior no Brasil: Predomínio privado/mercantil e desafios para a regulação da formação universitária. In: Revista Educação e Sociedade, n.105, vol.29, p.991- 1022, set-dez/2008.
TARDIF, Maurice.; LEVASSEUR, Louis. A divisão do trabalho educativo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
UNEMAT, Planejamento Estratégico Participativo (2015-2025). 2015. Disponibilidade em:
UNEMAT, Plano de Desenvolvimento Institucional 2017-2021. Disponibilidade em:< https://cms.unemat.br/storage/documentos/bloco-documento-arquivo/KWYyrMRCVusEtkIPsA3z3QUH5ESA0KURjeAHY8uq.pdf>. Acesso em: 03 jul. 2021.
UNEMAT. Resolução no 001/2010 CONCUR, de 27 de Janeiro de 2010. Homologa o Estatuto da Universidade do Estado de Mato Grosso. Disponibilidade em:
UNEMAT. Resolução nº003/2018 CONCUR, de 01 de outubro de 2018. Homologa o Plano Estratégico Participativo PEP 2015-2025 da Universidade do Estado de Mato Grosso. Disponibilidade em:
ZABALZA, Miguel A. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2004.
ZUCHETTI, José Humberto Verissimo. Pedagogias Universitárias nas Licenciaturas Percepções dos Docentes Bacharéis na Formação Inicial de Professores para Educação Básica. 214 f. Dissertação (Mestrado em Educação)- Programa de Pós-Graduação em Educação, UNEMAT, Cáceres, 2020.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).